terça-feira, 24 de maio de 2011

Prólogo Estudo: O Dinheiro

Boa noite a todos leitores e leitoras, estou aqui novamente. A correria com minha banda está muito grande, estamos com convites por mais de 3 meses seguidos, e estou tendo de distribuir meu tempo com o trabalho, ensaios, igreja, estudos e algum divertimento, por esta razão as postagens diminuíram. Mas estive pesquisando e buscando alguma sabedoria em Deus através de sua palavra a Bíblia, e uma situação que aconteceu comigo me deu a idéia de estar iniciando um breve estudo acerca do dinheiro. No decorrer do mês de Junho vou estar comentando os seguintes assuntos:

O dinheiro é passageiro;
É a raíz de todo tipo de mal;
É necessário escolher a quem servir;
O amor ao dinheiro;
Dízimos e ofertas;
Onde devemos aplicar o nosso dinheiro;
etc...

Por ora vou disponibilizar aqui um trecho retirado de um site, que nos conta a história da origem do dinheiro, mas a partir da primeira semana de Junho vou estar fazendo um esforço grande para voltar a postar todo fim de semana. Deus abençoe a todos, fiquem na paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

A ORIGEM DO DINHEIRO:

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o ESCAMBO, simples troca de mercadoria por mercadoria.

Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas e, aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as MOEDAS-MERCADORIAS.

Com o passar do tempo, as mercadorias tornaram-se inconvenientes às transações comerciais, em virtude da oscilação de seu valor, assim como pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.

(...)

Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.

Leia texto completo no site: Newton Freitas

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." (Mateus 6:19-20)