sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O diabo não é o culpado!


Todos nós temos por natureza o hábito de querer transferir a culpa para outros. Deus criou o planeta e plantou seu jardim no Éden e ali colocou o homem para ser administrador de toda a Terra. Criou também a mulher e a entregou ao homem para que fosse sua auxiliadora.

Havia vivendo entre eles um animal chamado serpente, a qual o diabo usou para induzir a mulher a desobedecer a Deus a induzindo para que comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e entregando também a seu marido Adão para que comesse do fruto. Desde o princípio o homem aprendeu a praticar a transferencia de culpa.

Quando Deus veio visitar o homem e este se escondeu de sua presença, o Senhor perguntou a Adão porque ele estava se escondendo. Neste episódio podemos observar o homem não querer responder por seus atos e atribuir a culpa à Eva, sua mulher. Logo em seguida a mulher joga a culpa pra cima da serpente. Esta história você encontra no começo do livro de Genesis.

Quando pecamos e alguém nos pergunta -  "como foi que deixou isto acontecer?" - raramente afirmamos sermos os culpados de nossas próprias escolhas erradas. Falaremos as velhas e conhecidas frases - "O diabo ta furioso comigo!", "O diabo me armou uma cilada e eu caí.", "Isso é culpa do diabo!", "o diabo, o diabo, o diabo!". Eu já pensei desta forma até que percebi que eu estava errado! E que o maior e único culpado de meus atos não é o diabo, mas sim eu mesmo! Vou exemplificar isto que digo usando exemplos simples de nosso cotidiano.

Alguém sabe que você ama armas de fogo. E então este alguém te presenteia com uma pistola e você encantado pelo presente o aceita, mesmo sendo conhecedor que não possui porte legal para tê-la e que pode colocar em risco sua segurança e a de outros por não saber manusea-la. Certo dia esta pessoa decide sair pela rua para se sentir o poderoso, afinal agora ele está armado, "está seguro". O primeiro dia vai td bem, o segundo, terceiro e nada acontece. Vários dias se passam, e ele continua com o mesmo hábito. Porém certo dia um esquadrão da polícia está de ronda e o aborda, o revista e encontra a arma q estava em sua cintura, e o prende! Diante do juíz qum será julgado e declarado culpado? A pessoa que deu a arma ou o seu atual possuídor?

Um outro exemplo. Uma pessoa compra um produto sem nota fiscal de um vendedor anonimo ao qual chega oferecendo o produto por um preço bem abaixo do comum. Vamos mentalizar que este produto seja uma guitarra "X" de cor rosa, com o nome "Fábio Besi" desenhado no headstock e uma bandeira branca desenhada no corpo (Algo impossível de se ter igual). E aí esta pessoa compra este produto. Durante uma apresentação com esta guitarra o verdadeiro dono observa a personalização e identifica que aquela guitarra é a sua guitarra que foi roubada! Chama então a polícia, apresenta a nota fiscal e compara o número de série comprovando que é verdadeiramente o dono legitimo. O comprador então vai preso e terá de responder pelo crime de receptação. Diante do juíz quem será julgado pelo ato de receptar um produto roubado e declarado culpado? O vendedor que nunca mais foi visto ou o comprador?

A pessoa do primeiro exemplo é o culpado! Poderia ter negado o presente uma vez que possuía conhecimento das consequências se fosse pego com aquela arma. A pessoa do segundo exemplo também é culpado! Poderia ter optado por não adquirir o produto de alguém que não conhecia.

Na nossa vida sempre iremos nos deparar com situações em que seremos tentados a transferir a culpa a alguém, por atos que escolhemos fazer. Deus nos deu o lívre arbítrio para que fizessemos nossas escolhas de forma consciente. O diabo está ao nosso redor como um leão procurando uma brecha para atuar em nossas vidas (1 Pedro 5:8). E acredite, ele é um exímio observador e conhece as nossas fraquezas e irá atacar justamente onde ele sabe que somos mais tentados e fadados a aceitar a tentação. Veja só o que diz a carta de Tiago no capítulo 1 e versos 13 ao 15:

"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."

Somos tentados por nosso póprio mal desejo, arrastados e seduzidos por ele. E aí quando o consumamos, gera o pecado que gera a morte. No grande tribunal de Deus seremos julgados por nossos atos individuais, por nossas escolhas erradas que resultaram no pecado. É o pecado quem faz separação entre Deus e o homem (Isaias 59:2). Satanás já está julgado e condenado, eu e você estamos em um processo de justificação para enfrentar este tribunal ou não.

Está na hora de assumirmos nossa culpa por pecar, nos arrepender, pedir perdão para Deus e aceitar o sacríficio de Jesus Cristo para que venhamos ser justificados, purificados de nossos pecados e venhamos receber o Espírito de Deus em nossas vidas, dia após dia.

Resisti ao diabo e ele fugirá de vocês! Lembre-se disto: O diabo não é o culpado!

A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo seja com todos!

Um comentário: