segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As 16 características do amor: Parte 7 - Não busca interesses



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

7 – Não busca os seus próprios interesses.

Aquele que ama de verdade não busca os seus próprios interesses, mas busca os interesses da pessoa a quem ele ama. Eu costumo dizer que pra ser feliz em um relacionamento conjugal é necessário aquele que ama se dar por inteiro pra fazer a outra pessoa feliz, e vice-versa. Quando enxergamos os interesses da pessoa a quem amamos, sejam eles pessoais ou espirituais e decidimos nos esforçar para que eles sejam os nossos próprios interesses, o amor aumenta e consequentemente a união se fortalece dia após dia.

Não existe uma só pessoa igual a você no mundo, por mais que tenham visões parecidas e gostos parecidos, sempre haverá algo que a caracteriza com sua própria personalidade – tipo de comida, estilo musical, roupa, preferência física, religião, etc. – e em cima destas diferenças é que o amor sentido um pelo outro deve ser lapidado, para que se torne como um diamante: lindo, puro, forte, a jóia mais preciosa do mundo.

Mas esta forma de amor deve ser vivida mutuamente, os dois devem estar vivendo em sintonia de sentimentos, metade a metade ou o resultado poderá ser desastroso e uma das partes poderá se sentir minimizada por não receber ou dar o mesmo tipo de afeto, o que resultará em mágoa, tristeza e até mesmo o fim de um relacionamento.

O maior amor, puro, santo e verdadeiro está em Cristo. Enquanto ele viveu neste mundo, não buscou o seu próprio interesse, mas sempre viveu para fazer a vontade do Pai por amor a nós, a mesma humanidade que até hoje não retribui o amor dado por Deus em favor de nós.

Costumamos agir assim com o nosso Deus, dizendo que o amamos, o adoramos e queremos estar em sua presença, mas a maioria das vezes com nossos corações interessados em obter algum favor de Deus. A maioria das vezes que nos achegamos a Deus com jejum e oração por muito mais tempo é quando estamos passando por lutas e tribulações, ou quando queremos alguma benção. Eu sou assim, luto a cada dia comigo mesmo para mudar, prova de que sou pecador e que necessito aprender a amar a cada dia o Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Ou estou errado, falando “abobrinhas”? Não precisa me responder, reflita consigo mesmo, o Espírito Santo irá testificar em seu coração se o que digo é verdade, e se for tenho certeza que irá nascer um fruto de arrependimento em seu coração, você orará a Ele e obterá o perdão.

Que você possa aprender amar sem buscar interesses, sem olhar para uma pessoa e intentar “ama-la” por alguma riqueza que ela possua, por ser influente ou popular, por querer agradar aos pais ou quem quer que seja. Evangelize a quem quer que seja, o rico ou o pobre, o deputado ou o mendigo, o advogado ou o drogado, não busque interesses, olhe além do que os olhos podem ver e veja nestas pessoas acima de tudo, a alma necessitada de Deus. Ame com o amor que Deus te deu e pode ter certeza que você será mais que abençoado em seus relacionamentos.

Um abração a todos, que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus e as doces consolações do Espírito Santo sejam com todos! Deus os abençoe!

Continua...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As 16 Características do Amor: Parte 6



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Olá pessoal, como vão todos? Espero que bem. Devo admitir que os últimos dias para mim estão sendo dias de maior aprendizagem, de maior intimidade com o Criador, onde estou aprendendo lições importantes para minha vida, inclusive com o sentimento do amor. Nesta sexta etapa de nosso pequeno comentário acerca do dom maior – a saber, o amor – venho trazer a memória alguns momentos de minha vida, e da vida de algumas pessoas que me pediam conselhos e abriam seu coração para contar seus diversos problemas. Lembrando que não citarei nomes, isso não convém, o que importa é o testemunho que ajuda e edifica cada leitor. Um abraço a todos, Deus abençoe todos vocês!


6 - Não se porta inconvenientemente

Inconveniente quer dizer desonesto, injusto, tortuoso. Durante minha vida, tive bastante problema com os sentimentos, e conheci muitas pessoas com o mesmo tipo de problema. Quando eu perguntava o motivo de tal pessoa estar abatida, as respostas sempre eram as mesmas: “Minha namorada terminou comigo; meu namorado me traiu; brincaram com meus sentimentos; não recebo carinho; etc...”.

Estas também já foram minhas respostas e creio que já foram as respostas de muitos leitores daqui do blog. Quero focar a atenção deste tópico para aquelas pessoas que manipulam uma situação se aproveitando dos sentimentos de outras e também para aquelas que sabem da situação e aceitam serem manipuladas.

Já conheci pessoas que para esquecer alguém que a abandonou ou até mesmo a rejeitou, se aproveitaram do sentimento de alguém que a admirava. Conheci pessoas que apenas para obter algum tipo de beneficio se aproveitaram da boa vontade de alguém que a amava para alcançar seus objetivos. Conheci pessoas que para causar ciúmes em outra se aproveitou da fragilidade de alguém que a esperava ansiosamente que o amasse também. Conheço pessoas que traem um ao outro com a desculpa de que assim não enjoam o relacionamento. Conheço pessoas que até hoje vivem juntas por não terem escolha e não por amar. Conheço pessoas que vivem os dramas acima citados e que estão tão cegos de paixão por alguém que não conseguem enxergar que é errado o que fazem e que "amar" deste jeito não tem sentido.

Isso não é amor. O verdadeiro amor não é tortuoso, não age ilicitamente, ele age com a verdade, com a sinceridade. Não tem sentido viver algo que não é real apenas por querer demais aquele momento. Aprendi que o amor real é vivido por igual, metade a metade, num equilíbrio perfeito, uma troca equivalente de sentimentos. Se você está com alguém apenas por estar, por respeito, pena ou seja o que for se arrependa, pense direitinho sobre o que está fazendo consigo e com a outra pessoa, não alimente esperanças e expectativas de sonhos e um futuro com alguém que você realmente não ame, ou com alguém que não te ame.

Deus tem o melhor para cada um de nós, se você for esta pessoa que ama alguém que não te ama e que está contigo por insistência sua ou por pena, ou respeito dela por você, não deixe isto ser levado adiante ou irá ter uma vida cheia de decepções e amarguras. Acredite eu sei do que falo, já passei por situações assim.

Se você viver esta situação em seu casamento, meu conselho é que ore a Deus e interceda por seu marido, sua esposa para que Deus restabeleça a união, o amor, o respeito e companheirismo, e para que ele seja o Senhor de seu casamento. Quando colocamos Deus no centro da situação e confiamos, ele faz com que o impossível seja realizado em nossas vidas. Ele é o maior “médico cardiologista” que já conheci, é o único que conhece o coração na sua totalidade, e se houver algum coração amargurado, morto com falta de amor eu decreto em um ato de fé que o Senhor Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo irá ressuscitar e restaurar o seu coração ou de seu(sua) parceiro(a) hoje!

Siga estes conselhos e depois retorne com um comentário aqui nesta página para testemunhar a mudança que Deus vai fazer em sua vida.

Continua...


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As 16 caracteristicas do amor: Partes 4 e 5



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Vangloria no dicionário significa: “presunção, orgulho”. Observaram a gravidade de uma pessoa que se vangloria? Definitivamente no amor não pode haver este tipo de adjetivo. Ela é composta por pelo menos dois péssimos adjetivos que aliados tornam uma pessoa no mínimo insuportável de se relacionar. Vou comentar sobre estes dois adjetivos.

4 – Não se vangloria

Presunção significa “suspeita”. No amor verdadeiro não há suspeitas. O maior vínculo que um casal pode ter com o outro é a confiança. A confiança é a base de um relacionamento, ela é uma das colunas que sustenta o amor. Quando não se há confiança, dificilmente um namoro ou casamento pode dar certo, pois as suspeitas sempre gerarão crises de ciúmes, discussões, brigas e por fim “a casa cai”, acontece o pior: a separação.

Já tive oportunidade de saber de casos de pessoas extremamente desconfiadas, que faziam uma algazarra quando o seu conjugue: chegava em casa atrasado(a) do trabalho; recebia um telefonema; recebia presente no trabalho em época de natal; usavam um perfume diferente pra impressionar seu par e no fim acabava em confusão; entre vários outros exemplos que eu poderia citar e acabar o espaço do blog...

Bah me desculpem a sinceridade, mas particularmente eu não conseguiria viver com uma pessoa deste tipo. Se você é uma pessoa presunçosa, ainda há tempo para mudar. Isto é um desvio de conduta, e para mudança de caráter só conheço uma única forma de conseguir tal feito: por meio da pessoa transformadora de Cristo.

É necessário confiança! Que graça há em estar com alguém, se todo motivo é motivo pra discussões bobas e sem sentido por causa de suspeitas não confirmadas?Você ao menos chama a pessoa pra conversar e pergunta sobre a situação primeiro? Ou já o(a) acusa sem dar tempo pra ele(a) explicar-se? Porque não tentar enxergar as variadas situações que podem ter ocorrido? Tais como: trânsito, ônibus quebrado, chuva, etc. Imprevistos podem acontecer com todo mundo, e você não está a salvo disto. Ou seu orgulho é tão grande que você não consegue se esforçar pra entender ou perguntar?

5 – Não se ensoberbece..
Soberba ou orgulho no dicionário quer dizer, “conceito extremamente exagerado de si mesmo”. O orgulho é um pecado “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado.”(Provérbios 21:4). Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6; 1Pedro 5:5). Vocês sabiam que a primeira atitude soberba se originou no céu de Deus? Quando satanás o querubim ungido de Deus, perfeito em beleza e formosura intentou em seu coração estabelecer um trono acima do de Deus e se tornar como o Altíssimo. (Isaias 14:12-14)

Existem pessoas que desprezam o outro(a) em um relacionamento por este ou esta ser: de pouca formosura (feio no modo popular); de pouca ou muita estatura; por serem magras ou gordas; por serem mais velhas; por não possuírem riquezas; por não possuírem estudo; por nacionalidade; cor; cultura; gostos diferentes; enfim, sobre tantas outras coisas. O amor não olha pra nada disto! O amor olha por um lado muito melhor. Olha pra dentro da pessoa, pelo que ela é mesmo com suas fraquezas e imperfeições, o amor olha além do que os olhos podem ver!

Pessoas soberbas tem prazer em ferir os outros com palavras desnecessárias. Quantas vezes você já não foi humilhado por alguém que ama ou amou, e ficou constrangido, suportou e relevou? Costumam se acharem perfeitas, vivem falando de sua própria beleza, exaltando a si próprias, alimentando o seu ego. E quando alguém decide apontar o seu erro, sempre encontram desculpas pra se livrar e não assumirem o seu erro. Deus não suporta pessoas assim! (Provérbios 6:16-17; 2Samuel 22:28; Salmos 18:27; Isaias 2:11-12)

Deus se levanta contra pessoas que agem desta forma! Ele fez com que o rei Nabucodonosor fosse humilhado a ponto de viver como um animal no campo, tudo por causa de sua soberba. (Daniel 4:29-37)

Se você ama alguém, trate-a(o) com carinho. Meça as palavras que irá dizer, não o(a) olhe com altivez, com desprezo por não ser tão belo(a) como você é, por não possuir o dinheiro que você possui, por não ser da mesma cor que a sua, ou por não pensar da mesma forma que você. Se você errar, reconheça o seu erro e peça perdão, não deixe uma mágoa se tornar tão forte a ponto de enfraquecer o amor que sentem um pelo outro. Se você é uma pessoa vangloriosa, mude de vida hoje! Peça pra Deus te moldar e te dar o caráter de Cristo.

Não deixe o orgulho te deixar sem a pessoa que apesar de tudo pode ser a única que te compreende e pode te fazer feliz. Você pode se arrepender amargamente depois que perceber que você não é perfeita(o) e querer voltar atrás, e ai poderá ser tarde demais.

“Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o tolerarei.”(Salmo 101:5b)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As 16 características do Amor: Parte 3 - Não é invejoso



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Boa tarde pessoal! A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo!
Continuando nosso comentário sobre as características do amor, tava em um dos meus dias inspirados e Deus me deu uma história acerca do amor e a inveja. Leiam com atenção e tirem sua conclusão sobre a diferença que faz o amor verdadeiro.

3: Não é invejoso.

Imagine uma situação em que existem dois casais. Um casal rico e o outro pobre. O casal rico vive em uma casa luxuosa de aparatos, mobílias sempre novas e caras, vários carros na garagem, possuidores de uma sucedida empresa. O casal pobre vive de aluguel em um barraco no fundo de uma outra casa, possuem pouca mobília, e uma bicicleta onde o marido carrega sua esposa todos os dias para ir trabalhar na casa do casal rico. Ela empregada doméstica, ele motorista.

Certo dia a patroa chamou a empregada para conversar em seu escritório e fazer algumas perguntas a ela. Ela perguntou:

- Me diga, o que você daria em troca da sua felicidade?

A empregada espantou-se sem entender o que aquela mulher linda, rica e bem vestida queria com aquela pergunta. Respondeu:

- Porque me pergunta isto senhora? Você não é feliz?
- Me responda a pergunta que te fiz. O que você daria em troca da sua felicidade?

A empregada sem pensar respondeu.

- Eu não sou feliz. Vivo uma vida de pobreza, em um barraco alugado que mal tem espaço pra mobiliar. Tenho um marido que apenas vive de promessas, dizendo que o que ele pode me dar no momento é amor, atenção, carinho, mas que no futuro a sorte irá sorrir para nós e vamos viver uma vida melhor do que aquela. Sinceramente, eu só poderia ter felicidade se tivesse o que a senhora tem. Dinheiro, riquezas, sucesso, um esposo que te ama, mas que não vive apenas de promessas.

A patroa olhou bem firme nos olhos da empregada, seus olhos se encheram de lágrimas ela agarrou-a pelos braços e começou a chorar e a dizer:

- Você não sabe do que fala mulher! Eu queria saber o que você daria em troca de sua felicidade, porque queria entender o porque de eu não ser amada. Vivo um casamento de fachada, meu marido nunca me amou só se casou comigo por eu ser bela, pra dar uma boa impressão para os amigos e a mídia. Sinto inveja de você todas as vezes em que vejo seu marido olhar pra você com um sorriso no rosto, te abraçar, te dar atenção e carinho antes de iniciar o trabalho, no horário do almoço e ainda quando vocês vão embora. Eu queria entender o porque eu tenho tudo e ao mesmo tempo tenho nada! Eu troco minha felicidade pela sua, porque eu tenho muitas riquezas, mas o amor não se pode comprar com dinheiro.

Que lição podemos tomar desta história?O amor não é invejoso! O marido pobre, fazia o possível para que a esperança de que um dia tudo iria mudar não se apagasse no coração de sua esposa. Ele não olhava para as riquezas da casa onde trabalhava, mas estava preocupado sempre em trabalhar feliz com o seu melhor para cuidar de sua maior e única riqueza: sua esposa.

Muitas pessoas reclamam da vida que levam, de uma situação que vai ruim, reclamam de que seu casamento não vai bem por vários motivos, entre eles o financeiro, e chegam a invejar o sucesso do amor que uma outra pessoa sente pela outra. Dizem que se tivessem isso ou aquilo seriam felizes, não se contentam com o amor e a dedicação, o companheirismo e o respeito, não acreditam que determinada situação que estão passando juntos pode mudar pra melhor. Tem pessoas casadas que sentem inveja por um dos conjugues ganharem mais que o outro! E sabem porque? Porque na verdade não aprenderam a amar! O amor não é invejoso, logo quem sente inveja por uma pessoa ser feliz com a outra, ou por o seu próprio parceiro estar recebendo melhor está pecando e necessita pedir perdão pra Deus.(Gálatas 5:21) A inveja contamina o coração! (Marcos 7:18-23)

Vale um testemunho meu (gosto de falar de mim mesmo, porque sou pecador e não tenho vergonha de assumir que necessito da graça de Deus em minha vida). Por muitas vezes já senti inveja de muitas pessoas, porque se conhecem, namoram e casam, e eu sempre fico na mesma, na estaca zero. Mas Deus me fez entender que tudo tem o seu tempo determinado, e que se aquelas pessoas estão felizes é porque o tempo delas chegou e o meu ainda está pra chegar.  Desde então tenho orado e pedido a Deus que molde meu coração segundo a sua vontade para que este sentimento mal de inveja não venha ser atribuído ao amor que sinto em meu coração.

José foi vendido por seus irmãos por inveja!(Atos 7:9) E hoje em nossas igrejas, muitos “vendem” seus irmão na fé por inveja. Murmuram por aquele irmão recém chegado ganhar um cargo, falam mal de tudo e todos. Parem de se invejar em nome de Jesus!(Gálatas 5:26, 1Pedro 2:1, Provérbios 14:30) Meus irmão cadê o amor uns pelos outros? É um mandamento de Deus!

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”(Romanos 12:9-10)

Há tempo para tudo debaixo do sol, e um deles é o tempo para amar.(Provérbios 3:8) Se você ama sua(seu) esposa(o), e não estão se dando bem por algum motivo, e com isto veio a nascer o sentimento de inveja em seu coração fazendo com que o amor que você sente por ela(ele) se apague, se acabe; ore a Deus neste momento e peça perdão. Convide-a(o) para orar com você, conserte o quanto antes, não deixe pra depois, conversem, se entendam, se amem!

Este é o conselho que Deus colocou em meu coração, espero que ajude a quem necessitava ler esta palavra. Se você conhece alguém que está nesta situação, não deixe de repassar esta mensagem, e por favor comentem no blog, pois isto me incentiva bastante a continuar.

Abração a todos, Deus abençoe vocês, até a próxima!


sábado, 14 de janeiro de 2012

As 16 características do amor: Parte 2 - Benigno


“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!
Continuando, trago aqui a parte 2 do pequeno estudo comentado acerca do amor descrito na primeira carta de Paulo aos cristãos de Corintios.

2- Benigno.

Vimos na primeira parte deste estudo que o amor é sofredor. Costumo dizer que o sofrimento é um grande aliado de Deus para que o homem se aproxime dele. Estou sentindo isto na pele estes últimos dias, passo por uma tremenda luta sentimental e peço oração de todos por mim, porque sempre fui muito atacado nesta área que é a única que o inimigo encontrou pra sempre estar me machucando. Não é nada fácil ser ministrante da palavra, do louvor e ainda intercessor de outras vidas, a guerra é travada e o inimigo só espera uma falha nossa pra atuar, ele pode estar perdendo a batalha, mas só precisa de um tiro para nos abater. Mas creio que Deus tem propósitos grandiosos para minha vida e a sua, quando se trata de amor, Deus dá uma atenção especial, porque Deus é amor!

O amor é benigno. Benigno no dicionário quer dizer "que gosta de fazer o bem", "bondoso", "complacente". Quando amamos alguém queremos fazer de tudo para que aquela pessoa esteja bem, muitas vezes sacrificando-nos a si próprios. Aprendi desta forma, que o amor é muito mais do que estar de bem com alguém, mas fazer com que o outro se sinta bem para que você se sinta bem também. Não há nada mais gratificante do que você fazer com que a pessoa se sinta bem ao seu lado, seja ela um(a) amigo(a) ou até mesmo namorado(a), quando você ama alguém você quer o melhor para ela, você faz o seu melhor para que aquela pessoa possa dar o melhor dela pra você também. 

Um pai ou uma mãe que ama sempre quer o melhor para seu filho. Costumo ouvir minha mãe dizer que Deus tem o melhor preparado pra mim, e realmente ele tem o melhor para dar para aqueles que são seus(suas) filhos(as). "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?" (Lucas 11:11)

Ele chama nossa atenção para fazermos o bem ainda que sofrendo: "Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal."(1 Pedro 3:17)
O amor verdadeiro é incondicional, ainda que soframos por ele devemos agir com o bem. Isto não diz apenas de sentimento conjugal, mas de amizade, companheirismo. O que importa saber é se o amor de Cristo está em você, a fim de que você possa amar uma pessoa a tal ponto de lhe perdoar e agir com benevolência para com ela. 

Foi o que Deus fez por mim e por você! Ele sendo um pai amoroso, nos deu o maior presente de Deus pra nossas vidas, o maior bem que recebemos neste mundo, muito mais valioso do que qualquer carro importado, qualquer jóia mais rara e cara. Mesmo nós sendo pecadores, ele nos deu a Jesus Cristo, e consequentemente recebemos o Espírito Santo de Deus! Quer maior prova de amor do que esta?

Jesus Cristo morreu pelos seus amigos, sabem quem são estes amigos? Eu e você! Posso provar isto na Bíblia veja: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (João 15:15)

Se você tem um amigo que te ama, porque reclama que não pode viver sem alguém, que você é sozinho? Eu estava a reclamar assim, porém a palavra de Deus me trouxe luz de que eu estava pensando errado! O maior amor está em Cristo, é um amor que supera a capacidade humana de amar, que supera o amor "eros" de um homem por uma mulher, é o único amor "ágape", totalmente incondicional!

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13)

Ele te ama tanto que fez um bem a seus amigos, eu e você, e de cara nos deixou um mandamento: "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros."(João 15:17)

Faça o amor valer a pena para alguém, independente de que forma seja este amor, faça o bem que você gostaria de fazer por aquela pessoa, e não se esqueça de pedir que Deus te dê amor pelas almas, porque com certeza você será abençoado!

Continua...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As 16 Características do Amor. Parte 1: Sofredor



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Estamos acostumados a falar de amor de forma tão livre e arbitrária como se o conhecêssemos tão bem e na verdade muitos falam sem saber o que é este sentimento. Alguns porque acham bonito dizer a famosa frase “eu te amo”, outros por querer expressa-lo em livros e canções, tentam descrevê-lo de forma exageradamente poética sem sentir um “pingo” deste sentimento em seus corações. Claro que existem exceções, não podemos generalizar, mas cada pessoa sabe o que o(a) motivou a querer falar de amor entenda ela ou não sobre o assunto. A própria palavra define muito bem o amor, mas vou fazer um comentário sobre as 16 características básicas do amor descrita na primeira carta do apóstolo Paulo a igreja da cidade de Corintios, e você vai tirar a conclusão através da luz da palavra se você ama de verdade alguém, seja este alguém um(a) amigo(a), namorado(a) ou parente. Se nunca amou e deseja amar esta é a parte da Bíblia que melhor define o que é o amor, leia com atenção, tenho certeza que o Espírito Santo irá te ensinar e você irá aprender a amar.

1- Sofredor.

Ao nosso pensamento limitado de seres humanos, parece até loucura afirmar algo assim, mas é isto mesmo que você está lendo... o amor é sofredor! Aí você me pergunta: “Como assim? O amor é lindo, traz alegria, une pessoas.” E eu te respondo, que sim ele faz tudo isto e muito mais, mas também faz sofrer e vou dar exemplos sobre isto.
Agora eu te pergunto: “Quem aqui já sofreu por terminar um relacionamento com alguém?” Talvez muitos dos leitores aqui do blog, responderão balançando a cabeça dizendo que sim. Se você foi um deles, você não passou no teste! Aí eu te faço outra pergunta: “Quem aqui perseverou em meio ao sofrimento, em meio a crise conjugal, familiar ou até mesmo amigável?” Se você respondeu que sim, você acertou a primeira questão do seu teste de conhecimento sobre o amor.

Muitas pessoas desistem facilmente de alguém por vários motivos, citando alguns: ciúmes, brigas, discussões, pressão, traição e etc e tal. Isto não faz parte do amor! O verdadeiro amor é sofredor, quando alguém ama de verdade ele suporta o sofrimento mesmo que em silencio, orando e esperando que o Senhor mude aquela situação a seu favor. Vou dar um exemplo claro do testemunho de meus pais com uma pequena parcela de minha infância..

Quando eu tinha sete anos de idade, me converti em uma pequena igreja (não importa citar nomes de igrejas) na cidade de Guarujá, litoral paulista. Minha mãe era possessa e viciada em fumo, fumava duas carteiras de cigarros por dia. Meu pai era alcoólatra, secava todas garrafas que via pela frente e gastava todo o salário com as bebidas e jogos nos bares. Gostei de ir a igreja e arrastava minha mãe comigo, com algum tempo depois ela se converteu. Feita uma campanha de libertação, ela foi liberta do julgo do inimigo largando o cigarro e sendo liberta da possessão. Mais um tempo se passou, minha mãe firme na igreja fazia o trabalho de meu pai enquanto este se acabava nos bares. De tanto gastar o dinheiro todo do salário nos bares, chegou ao ponto de faltar até mesmo o mantimento. Mamãe olhava pra dentro do armário e tudo que restava era fubá com o qual fazia angu para alimentar a ela, minha irmã (que na época era um bebe), a mim e a meu pai. Muitas vezes meu pai chegava em casa bêbado caindo pelo chão, discutia com minha mãe, reclamava... Muitos disseram para ela larga-lo e ir embora, que pra ele não havia mais jeito. Mas minha mãe se mantinha forte orando por ele, acreditando que Deus iria mudar aquela situação de maldição e pecado em benção e santidade. E foi isto mesmo que aconteceu após alguns anos de oração. Estávamos nos arrumando para ir a igreja, quando olhamos para meu pai e vimos ele se arrumando para ir conosco, e foi aquela a noite da vitória onde Deus mudou a situação da minha família, onde do dia pra noite meu pai se converteu a Cristo e largou a bebida naquela mesma noite! Desde então Deus tem abençoado grandemente a minha família.

Cristo salvou minha família através do amor sofredor de uma esposa que confiava em Deus e orava pela salvação do esposo que amava apesar de o mesmo fazê-la sofrer. Este é o verdadeiro amor, um amor sofredor que não desiste! Se minha mãe tivesse desistido, não tivesse perseverado mesmo em meio ao sofrimento, com certeza meu pai não estaria mais vivo hoje vítima de cirrose, e o pior de tudo: sem salvação...

Seja qual for o motivo que você está enfrentando em sua vida, seja o que for que tenha te causado sofrimento em seu relacionamento, persevere, confie, ore a Deus e peça que Ele mude a situação de sua história sentimental. Eu estou passando por um momento de perseverar no sofrimento por amor de alguém muito importante pra mim e vou continuar neste amor até que Deus traga de volta o que antes sempre foi uma verdadeira benção na minha vida.

Quer o maior exemplo de amor sofredor existente na Bíblia? O amor de Deus que enviou o seu único filho Jesus Cristo(João 3:16) pela salvação de uma humanidade pecadora que o cuspiu, humilhou,blasfemou, zombou, maltratou e o matou. E mesmo assim em meio ao sofrimento, antes de morrer, rogou ao Pai que perdoasse os perdoasse...(Lucas 23:34)

Continua...