segunda-feira, 6 de maio de 2013

6 características para ser um jovem vencedor em Cristo


Esboço da Palavra ministrada dia 04/05/13 no culto jovem Fruto Radical da Comunidade Boa Semente em Vicente Pires - DF


“Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês tem em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”. (1 Pedro 5:5-9)
  
1) Sujeitar-se aos mais velhos. (ver. 5)
- Sujeitar: permitir ser dominado; obedecer.

2) Sermos humildes uns com os outros. (ver. 5)
- Deus se opõe aos orgulhosos,
- Concede graça aos humildes.

Jesus Cristo mesmo sendo Filho de Deus, serviu mais do que foi servido. O maior exemplo de humildade que ele nos deixou foi o de quando lavou os pés dos discípulos (João 13:1-15). Às vezes não queremos servir nossos irmãos, prestar uma ajuda  ou honraria por sermos orgulhosos.

3) Nos humilhar-mos à Deus. (ver. 6)
- É Deus quem nos exalta no tempo certo."Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará". (Tiago4:10)

4) Lançar sobre Ele toda nossa ansiedade. (ver. 7)
- Deus tem cuidado de nós.

“Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida (...), Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mateus 6:25ª e 34)

Incertezas em relação à acontecimentos futuros: Com quem vou me casar? Qual será o meu emprego? Como vou fazer pra pagar aquela conta? Que roupa ou maquiagem vou usar amanhã na igreja? Será que o Santos vai vencer o campeonato paulista este ano?

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele tudo fará”. (Salmo 37:5)


5) Estejam alertas e vigilantes. (ver. 8) 
- Estar alerta: estar ciente de que há um perigo rondando.
- Vigiar: Formar guarda; estar atento; preparado para se defender deste perigo.

Sabemos que há um perigo a espreita: o diabo. E que há uma única situação para que este inimigo alcance seu objetivo: encontrar uma brecha. Uma brecha segundo o dicionário, é um rombo produzido em uma muralha. Os guerreiros em uma guerra, quando queriam tomar uma cidade, procuravam por toda extensão das muralhas algum tipo de rachadura ou deformidade. Ali era o ponto certo para atacar e abrir uma brecha e então invadir aquela cidade, por ser o local mais fragilizado daquela muralha. O diabo sempre irá nos atacar em nossas fraquezas.

“Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa”. (Mateus 24:43)

6) Resistam ao diabo. Resistir significa não ceder; se opor. (ver. 9)
- Permanecendo firmes na fé.
- Outros passam pelos mesmos problemas que eu e você passamos.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a sua Palavra”. (Salmo 119:9)

“Logo a fé é pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo”. (Romanos 10:17)

Pecar é literalmente você errar o alvo. Vocês já foram a um parquinho? Já brincaram de tiro ao alvo? Vamos colocar aqui que você vai ao parquinho com a namorada. Ela já torrou quase todo seu dinheiro, etc e tal... Suponhamos que ela está feliz, mas pra fechar a noite com chave de ouro ela avista um ursinho fofo e carinhosamente, com todo jeitinho que as mulheres tem de pedir te faz um pedido: “Amor, olha só que ursinho fofo! Consegue ele pra mim?”. Aí você com seus últimos “dois conto” no bolso, compra a ficha, pega a arma e se prepara pra atirar. Mas aí você vê lá uma tentação! A camisa do Santos oficial! E você só tem um tiro, apenas uma chance! Mas seu alvo, o seu objetivo pelo qual você foi chamado não é a tentadora camiseta oficial do Santos, mas o ursinho fofo. Aí se você esteve próximo da sua namorada e viu que ela foi boazinha contigo, te tratou com carinho, fez um bolo de chocolate e suco natural de laranja, com certeza você não vai fugir do objetivo, do seu alvo. Mas se você não esteve próximo, não se preocupou com ela quando ela estava na TPM (testando paciência do marmanjo), naqueles dias terríveis de intensas batalhas para sobreviver, é natural que o namorado irá ser tentado a errar o alvo

O que quero dizer com estas ilustrações, é que quanto mais estudamos a Palavra, e a conhecemos, mais nos apegamos a Deus e nos afastamos do pecado. Mais vamos ter temor a Deus e pensaremos duas ou mais vezes antes de errar o alvo.

É como se fosse na escola. Sei que todos vocês amam estudar física, química e geometria amém? Quem já teve teste surpresa na escola? É aí que a coisa fica séria! Se você estudou a matéria e está em dia com ela, você a conhecerá bem. Irá passar pelo teste e ser aprovado. Mas se você não está firme no estudo, você será reprovado.

“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”. (1 Corintios 10:13)

Cristo venceu a tentação de Satanás enquanto orava no deserto, porque estava firme na Palavra, era conhecedor da Palavra e usou a Palavra para se defender. Foram quarenta dias sendo tentado pelo diabo (Lucas 4:2). Logicamente que Ele não iria pecar apesar de sua natureza humana, mas houve este episódio na vida dEle para que tomássemos o exemplo de que podemos vencer as tentações através da Palavra de Cristo.

Encerro com este verísculo:

Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.” (1 João 2:14)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Oposição ao trabalho de Deus

Esboço da ministração da Palavra do dia 03/05/13 na Igreja Assembléia de Deus Monte Horebe em Valparaíso de Goiás - GO

“Quando os inimigos de Judá e de Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do SENHOR, o Deus de Israel, foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: “Vamos ajuda-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá”. Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais chefes das famílias de Israel responderam: “Não compete a vocês a reconstrução do templo de nosso Deus. Somente nós o reconstruiremos para o SENHOR, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou”. Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção. Pagaram alguns funcionários para que opusessem ao povo e frustrassem o seu plano. E fizeram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia.” (Esdras 4:1-5)


Esdras é a continuação de Crônicas que terminou com a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, em 587 a.C. e o povo sendo levado ao exílio na Babilônia. A Babilônia foi subjugada pelos persas conforme os profetas haviam predito, e uma das primeiras ações de Ciro foi repatriar os exilados, ou seja, permitir que os povos retornassem as suas terras natais e prestassem culto a seus deuses segundo sua própria cultura, no qual estava incluso também o povo judeu.


Identifiquei neste texto 2 distintos grupos de pessoas:

- O grupo dos que foram favoráveis a realização da obra;
- O grupo dos que se opuseram a realização da obra.


Houve uma motivação para a aceitação e a não aceitação destes grupos:

- O grupo favorável, estava preocupado com a restauração do local de adoração a Deus. (ver. 2)
- O grupo opositor, estava preocupado com seus próprios méritos. (ver. 3)


É importante entender o seguinte ensinamento; sempre que você decidir trabalhar pra Deus e levar outros que estavam ociosos a trabalhar também, o diabo irá se levantar e se opor violentamente pra que haja o desânimo e a obra seja interrompida. (ver. 4 e 5)
 - O diabo não suporta uma igreja em movimento. Somos um corpo vivo e devemos permanecer ativos, se um corpo vivo permanecer deitado, sedentário por muito tempo, poderá ter seus músculos atrofiados e perder o costume de seus movimentos. Além do que, um alvo parado é mais fácil de ser atingido do que um alvo em movimento.
- O diabo irá usar pessoas para te fazer parar. Com palavras de desânimo e derrota; ameaças e calúnias.


Neemias também foi um outro líder que sofreu forte oposição ao decidir reconstruir os muros e reparar a cidade de Jerusalém.


“Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.” (Neemias 4:1-3) – Palavra de desânimo e derrota.


“Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.” (Neemias 6:19) – Ameaça.


(Neemias 6:1-8) – Calúnia.


Diante de todas estas afrontas, temos alguém em quem podemos obter socorro: Deus.


“Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” (Neemias 6:9)


Jesus Cristo também sofreu oposição durante o seu ministério, por parte dos líderes religiosos daquela época; os saduceus e os fariseus.


“Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interroga-lo com muitas perguntas, esperando apanha-lo em algo que dissesse.” (Lucas 11:53-54)