sexta-feira, 3 de maio de 2013

Oposição ao trabalho de Deus

Esboço da ministração da Palavra do dia 03/05/13 na Igreja Assembléia de Deus Monte Horebe em Valparaíso de Goiás - GO

“Quando os inimigos de Judá e de Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do SENHOR, o Deus de Israel, foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: “Vamos ajuda-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá”. Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais chefes das famílias de Israel responderam: “Não compete a vocês a reconstrução do templo de nosso Deus. Somente nós o reconstruiremos para o SENHOR, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou”. Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção. Pagaram alguns funcionários para que opusessem ao povo e frustrassem o seu plano. E fizeram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia.” (Esdras 4:1-5)


Esdras é a continuação de Crônicas que terminou com a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, em 587 a.C. e o povo sendo levado ao exílio na Babilônia. A Babilônia foi subjugada pelos persas conforme os profetas haviam predito, e uma das primeiras ações de Ciro foi repatriar os exilados, ou seja, permitir que os povos retornassem as suas terras natais e prestassem culto a seus deuses segundo sua própria cultura, no qual estava incluso também o povo judeu.


Identifiquei neste texto 2 distintos grupos de pessoas:

- O grupo dos que foram favoráveis a realização da obra;
- O grupo dos que se opuseram a realização da obra.


Houve uma motivação para a aceitação e a não aceitação destes grupos:

- O grupo favorável, estava preocupado com a restauração do local de adoração a Deus. (ver. 2)
- O grupo opositor, estava preocupado com seus próprios méritos. (ver. 3)


É importante entender o seguinte ensinamento; sempre que você decidir trabalhar pra Deus e levar outros que estavam ociosos a trabalhar também, o diabo irá se levantar e se opor violentamente pra que haja o desânimo e a obra seja interrompida. (ver. 4 e 5)
 - O diabo não suporta uma igreja em movimento. Somos um corpo vivo e devemos permanecer ativos, se um corpo vivo permanecer deitado, sedentário por muito tempo, poderá ter seus músculos atrofiados e perder o costume de seus movimentos. Além do que, um alvo parado é mais fácil de ser atingido do que um alvo em movimento.
- O diabo irá usar pessoas para te fazer parar. Com palavras de desânimo e derrota; ameaças e calúnias.


Neemias também foi um outro líder que sofreu forte oposição ao decidir reconstruir os muros e reparar a cidade de Jerusalém.


“Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.” (Neemias 4:1-3) – Palavra de desânimo e derrota.


“Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.” (Neemias 6:19) – Ameaça.


(Neemias 6:1-8) – Calúnia.


Diante de todas estas afrontas, temos alguém em quem podemos obter socorro: Deus.


“Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” (Neemias 6:9)


Jesus Cristo também sofreu oposição durante o seu ministério, por parte dos líderes religiosos daquela época; os saduceus e os fariseus.


“Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interroga-lo com muitas perguntas, esperando apanha-lo em algo que dissesse.” (Lucas 11:53-54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário