sábado, 30 de janeiro de 2010

O amor de Deus para com o homem

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3:16)

O valor de sua vida para Deus

Deus amou tanto ao homem, que criou um plano de salvação para ele. Um plano perfeito, para que o homem novamente pudesse desfrutar da comunhão com Ele. Comunhão esta, perdida, quando nossos "primeiros pais" desobedeceram a Deus e comeram do fruto proibido. Deus havia dito que se esta ordem fosse desobedecida, que certamente morreriam. Mas Deus estava falando não apenas de sua morte física, mas também de sua morte espiritual, a comunhão do homem com Deus, porque até aquele presente momento seus olhos espirituais estavam vendados para que não conhecessem o discernimento entre o bem e o mal.(Gn 3:5,7) A partir daquele momento Deus os expulsou do Jardim do Éden e o homem começou a viver contaminado pelo pecado. O pecado então se proliferou por toda a Terra, só havia maldade e corrupção, então Deus se arrependeu de ter criado o homem. (Gn 6:5-6) Deus decide então exterminar todo homem da face da Terra. Mas Deus achou graça em Noé, e arquitetou um plano de salvação para com ele e sua família, fazendo-o ser salvo de Seu extermínio: as águas do dilúvio. A partir deste momento, Deus inicia novamente um caminho de comunhão dele com o homem, fazendo um pacto direto entre o homem e Ele. (Gn 9:9) Vemos a partir deste pacto, o desenrolar de uma história, que narra uma jornada do homem para alcançar a graça de Deus e restabelecer a comunhão perdida com Ele, um Deus onipotente que ama o homem.

Ló era sobrinho de Abrão. Ló acompanhou a seu tio Abraão na jornada que Deus ordenou que Abrão fizesse. Deus havia falado a Abrão para sair de sua terra e ir a uma terra que Ele mostraria, e prometeu bênçãos a Abrão.(Gn 12:1-3). Abrão e Ló possuíam muitas fazendas, rebanhos, e vacas, e a terra que estavam não tinha capacidade para poderem habitar juntos. E por esta razão houve contenda entre os pastores do gado de Ló. Então Abrão decide com seu sobrinho que se separem para que não haja contenda entre seus pastores.(Gn 13:8) Ló está agora morando em Sodoma. Sodoma era uma cidade extremamente linda, com campinas bem regadas, e era como o Jardim do Senhor.(Gn 13:10) Mas era uma cidade de homens maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Gn 13:13) Deus decide exterminar os habitantes de Sodoma e Gomorra, pois os pecados destas cidades estavam completamente agravados. (Gn 18:20) O pecado destas cidades havia chegado a um grau tão elevado, que os homens daquelas cidades praticavam homossexualismo como se fosse uma coisa normal. Abrão intercede a pela vida daqueles habitantes, rogando para que Deus tivesse misericórdia e não destruísse a cidade se ali houvesse ao menos dez justos. Deus diz que por amor dos dez não a destruiria. (Gn 18:32) Mas vemos que Deus não encontrou ao menos dez justos para poupar aquela cidade, porquanto os homens eram injustos e pecadores. Deus envia dois anjos a cidade para que vejam a situação dela, Ló acolhe os dois anjos em sua casa e é avisado de que Deus iria destruir a cidade. Ló então escapa para Zoar com sua mulher e suas duas filhas. Deus manda uma chuva de enxofre e fogo desde os céus até Sodoma e Gomorra, e destrói aquelas cidades com todos os habitantes e o que nascia da terra. (Gn 19:24-25). Então assim foi poupadas a vida de Ló e sua família, excluindo sua mulher que desobedeceu ao mandado dos anjos do Senhor para que não olhasse para trás. Por sua desobediência foi convertida em uma estátua de sal. (Gn 19:26)



Estamos agora em uma época muito distante da queda do homem e das destruições de pecadores. Convido você a entrar na época de um homem que fazia milagres, que era tido por alguns como o profeta Elias. Muitos criam que este homem realizava milagres em nome dos chefes dos demônios outros criam que verdadeiramente Ele era o Jesus filho de Deus. Este homem é um homem nascido em Belém, morou em vários lugares como o Egito, Galiléia. Este homem comia com os pecadores, teve seus pés lavados por uma prostituta, foi tocado por uma mulher impura, tinha contato com leprosos, expulsava demônios. Era um homem que não se importava com as discriminações que o governo ou a lei dos judeus impunham sobre o povo, mas que se importava com o amor e a compaixão. Este homem é Jesus! A maior dádiva de para restabelecer para sempre a comunhão entre Deus e o homem. Mas para que afinal, arquitetou um plano de salvação para o homem usando Seu Filho como sacrifício em lugar de homens? Porque "Deus amou o mundo", em outras palavras, "Deus amou o homem" apenas isto. Mesmo o homem sendo pecador, arrogante e voltado para o mal, Deus enviou a Seu Filho para que levasse sobre si todas as nossas dores e iniqüidades. (Is 53:5) Todos pecamos e estávamos destituídos da graça de Deus (Rm 3:23), porém com o sacrifício de Cristo em nosso lugar pudemos obter a salvação através da crença em Seu nome. (1 Jo 5:1) Somos salvos não em que nós tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou a nós, e enviou seu filho para propiciar nossos pecados.(1 Jo 4:10) Um sacrifício deve ser feito com animais puros, sem máculas nem defeitos, e que se entregue por própria vontade ao sacrifício. Homem nenhum poderia ser sacrificado em favor da humanidade, se não fosse o próprio Jesus Cristo que cumpriu todos os requisitos necessários para um sacrifício. Você daria seu único filho a qual esteve ao teu lado, durante toda sua vida por amor de assassinos, idólatra, beberrão, etc? Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1 Jo 5:11-12)

Um comentário:

  1. Caro amigo e mano em Cristo,fiquei muito feliz de ver teu nome no meu blog,e também estou seguindo o seu.
    Que maravilhoso ver os dons e talentos que Deus nos proporcionou,fluindo,através do Espírito Santo,em seus filhos...Tanto quanto é lindo,também,perceber a graça de Deus sendo manifesta em expressão de amor,através dos mais jovens;afinal,o Espírito não se limita à nenhuma idade cronológica,pois Deus é Deus muito antes de sermos feitos seus filhos...E sua eternidade não tem início,nem fim.
    Portanto,o poder,o carisma,a graça,dons,talentos,são dádivas,que,derramadas pelo Pai das luzes(em quem não há sombra,nem variação de mudança(Tiago,cap.1,verso 17)só fazem resplandescer ainda mais o brilho de Cristo em Sua Igreja!
    Que Deus abençoe tua vida,e tenhas sempre inspiração p/ levar o amor Dele a quem ainda não o tem...
    Espero teus comentários no meu blog(é importante p/ quem escreve!)
    Abração em Cristo;fique na paz!

    ResponderExcluir