terça-feira, 22 de março de 2011

Busca pela sabedoria

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." (Provérbios 9:10)

SABEDORIA

no dicionário: Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.

no grego: Sofia.

A sabedoria é uma qualidade que muitos julgam ter, ou mesmo que não a tenham julgam saber o que é. Dizem que tal homem é sábio por conhecer determinado assunto, ou por resolver situações em que talvez outros não souberam resolver. Afinal o que é sabedoria? Como encontrá-la? Muitos julgam encontrar a sabedoria por si próprios, se julgando "auto-sábios". Outros a buscam em livros de filosofias, com grandes pensadores e filósofos apontados pelo mundo, afinal Filosofia significa "amor a sabedoria". Outros a buscam em religiões. Outros nem mesmo a buscam. Mas a sabedoria não pode ser buscada e encontrada, ela só pode ser dada...

Vemos no verso bíblico que a verdadeira sabedoria é o temor do Senhor. O temor do Senhor, é algo que pertence a Ele, portanto não pode ser tirado a força, não pode ser buscado. Em Tiago 1 versiculo 5 diz:

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida."

Podemos observar então que Tiago 1:5 deixa bem claro que a sabedoria, só pode ser dada por Deus, e a única condição que é requerida é "pedir"! Maior exemplo disto é o rei Salomão, o mais sábiode todos os homens a quem Deus criou. Você acha que Salomão já nasceu sábio? Obvio que não. Vamos conhecer um pouco da história de Salomão.

Salomão, filho do rei Davi foi eleito rei quando seu pai Davi ainda era vivo mas já de idade avançada. Eleito ainda muito jovem, julgava não ter capacidade para administrar um dos maiores reinos daquela época como seu pai o rei Davi administrara. A pressão era ainda maior por parte do povo que havia escolhido como favorito ao trono o seu já falecido irmão Absalão por este ter mais idade além de ter sido o primogênito, então aguardavam o reinado de Salomão com certa insegurança. Certa vez Salomão estava a orar, quando Deus o Senhor se comunicou com ele e lhe concedeu que fizesse um pedido, pedisse qualquer coisa que ele quisesse. Salomão então pediu a Deus sabedoria, e Deus lhe concedeu ser o homem mais sábio de todo o mundo e que ninguém jamais teria tamanha sabedoria como a que estava sendo dada a ele. Com esta sabedoria Deus fez com que ele prosperasse e fosse reconhecido mundialmente, se destacando de todos os princípes e reis da terra naquela época, e por esta sabedoria ele é lembrado até os dias de hoje.

No capítulo 8 de Provérbios, a sabedoria é tratada como uma personagem, a fim de demonstrar sua importância antes mesmo do mundo ser criado. (ver 24-31) Podemos encontrar também nos versos 13 e 14, uma forma semelhante que completa o sentido de nosso texto chave abordado.

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza."


Podemos tirar a conclusão com isto de que o conhecimento do Santo (que é Deus) é prudência, e que este conhecimento só pode ser gerado a partir da própria sabedoria que vem do próprio Deus. Esta é a verdadeira sabedoria.

Mas existe um outro tipo de sabedoria, a sabedoria segundo o conselho do mundo. Satanás sempre procura imitar as coisas de Deus, e de uma forma muito medíocre. Em Tiago 3 dos versículos 13 ao 16 diz:

"Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca.
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males."


Vemos que estes versículos mostram um tipo de sabedoria totalmente contrária, e que complementam ao que os versículos 13 e 14 de Provérbios 8 condena. Mas no versículo 17 de Tiago 3, temos as características da sabedoria espiritual, que vem diretamente de Deus:

"Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera."

Que você possa pedir a sabedoria divina a Deus, "porque melhor é a sabedoria do que os rubis e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela."(Provérbios 8:11)

Que Deus em Cristo, e o Espírito Santo os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário