segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As 16 características do Amor: Parte 8 e 9



Não se irrita, 
Não se ressente do mal.

Quem aqui nunca se irritou com seu (sua) parceiro (a) que atire a primeira pedra! Aqui o sentido de irritar colocado não é aquela irritação “básica” que acontece quando fazemos alguma brincadeira em um momento que a parceira está em seus dias tenebrosos de TPM. Irritar nesta parte do texto pode ser mais bem traduzido por, se indignar, se enraivecer, se irar. Ressentir significa guardar uma mágoa profunda.

Às vezes fazemos ou falamos coisas que desagradam um amigo, parente ou conjugue fazendo assim, com que a pessoa se irrite e fique magoada conosco. A pessoa não perdoa aquele momento e vai guardando, regando a ferida, nasce uma raiz de amargura que se torna em indignação, em ira a tal ponto de não suportar encarar um ao outro e se irritar até mesmo com um ”bom dia” ou “como vai?”, causando discussões e brigas desnecessárias. Um problema que poderia ter sido resolvido no início de tudo se torna uma “árvore” enorme com raiz profunda bem mais difícil de ser arrancada.

O apóstolo Paulo em sua carta a igreja situada na cidade de Éfeso no capítulo 4 e versículo 26 nos adverte: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Não é pecado você se irritar, se irar, se indignar com algo, há tantas situações que nos fazem sentir-se assim, o próprio Cristo se irritou ao encontrar o templo do Senhor profanado por mercadores. (Mateus 21:10-13) Porém ele não deixou que a ira fosse alimentada a ponto de ficar instalada em seu coração e o impedir de amar aqueles mercadores pecadores.

Não devemos deixar com que este tipo de sentimento momentâneo se torne algo fixo, impregnado em nossos corações podendo incitar até mesmo ao ódio. A ira é uma obra da carne (Gálatas 5:20), se você está irado ou magoado com alguém perdoe , não deixe que isto cresça tanto a ponto de se tornar em inimizade ou ódio. Da mesma forma que você pede perdão a Deus, perdoe! Não permita que a mágoa ou rancor sejam maiores que o mandamento de Cristo para nós: Amar ao próximo como a ti mesmo. Não deixe que isto impeça sua adoração de chegar ao trono de Deus, pois ele não suporta a inimizade.

Eu gostaria de neste espaço pedir perdão se magoei alguém sem saber, com palavras, ou ações. Peço em nome de Jesus que me perdoe.

Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário