segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As 16 características do amor: Parte 7 - Não busca interesses



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

7 – Não busca os seus próprios interesses.

Aquele que ama de verdade não busca os seus próprios interesses, mas busca os interesses da pessoa a quem ele ama. Eu costumo dizer que pra ser feliz em um relacionamento conjugal é necessário aquele que ama se dar por inteiro pra fazer a outra pessoa feliz, e vice-versa. Quando enxergamos os interesses da pessoa a quem amamos, sejam eles pessoais ou espirituais e decidimos nos esforçar para que eles sejam os nossos próprios interesses, o amor aumenta e consequentemente a união se fortalece dia após dia.

Não existe uma só pessoa igual a você no mundo, por mais que tenham visões parecidas e gostos parecidos, sempre haverá algo que a caracteriza com sua própria personalidade – tipo de comida, estilo musical, roupa, preferência física, religião, etc. – e em cima destas diferenças é que o amor sentido um pelo outro deve ser lapidado, para que se torne como um diamante: lindo, puro, forte, a jóia mais preciosa do mundo.

Mas esta forma de amor deve ser vivida mutuamente, os dois devem estar vivendo em sintonia de sentimentos, metade a metade ou o resultado poderá ser desastroso e uma das partes poderá se sentir minimizada por não receber ou dar o mesmo tipo de afeto, o que resultará em mágoa, tristeza e até mesmo o fim de um relacionamento.

O maior amor, puro, santo e verdadeiro está em Cristo. Enquanto ele viveu neste mundo, não buscou o seu próprio interesse, mas sempre viveu para fazer a vontade do Pai por amor a nós, a mesma humanidade que até hoje não retribui o amor dado por Deus em favor de nós.

Costumamos agir assim com o nosso Deus, dizendo que o amamos, o adoramos e queremos estar em sua presença, mas a maioria das vezes com nossos corações interessados em obter algum favor de Deus. A maioria das vezes que nos achegamos a Deus com jejum e oração por muito mais tempo é quando estamos passando por lutas e tribulações, ou quando queremos alguma benção. Eu sou assim, luto a cada dia comigo mesmo para mudar, prova de que sou pecador e que necessito aprender a amar a cada dia o Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Ou estou errado, falando “abobrinhas”? Não precisa me responder, reflita consigo mesmo, o Espírito Santo irá testificar em seu coração se o que digo é verdade, e se for tenho certeza que irá nascer um fruto de arrependimento em seu coração, você orará a Ele e obterá o perdão.

Que você possa aprender amar sem buscar interesses, sem olhar para uma pessoa e intentar “ama-la” por alguma riqueza que ela possua, por ser influente ou popular, por querer agradar aos pais ou quem quer que seja. Evangelize a quem quer que seja, o rico ou o pobre, o deputado ou o mendigo, o advogado ou o drogado, não busque interesses, olhe além do que os olhos podem ver e veja nestas pessoas acima de tudo, a alma necessitada de Deus. Ame com o amor que Deus te deu e pode ter certeza que você será mais que abençoado em seus relacionamentos.

Um abração a todos, que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus e as doces consolações do Espírito Santo sejam com todos! Deus os abençoe!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário