sábado, 14 de janeiro de 2012

As 16 características do amor: Parte 2 - Benigno


“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!
Continuando, trago aqui a parte 2 do pequeno estudo comentado acerca do amor descrito na primeira carta de Paulo aos cristãos de Corintios.

2- Benigno.

Vimos na primeira parte deste estudo que o amor é sofredor. Costumo dizer que o sofrimento é um grande aliado de Deus para que o homem se aproxime dele. Estou sentindo isto na pele estes últimos dias, passo por uma tremenda luta sentimental e peço oração de todos por mim, porque sempre fui muito atacado nesta área que é a única que o inimigo encontrou pra sempre estar me machucando. Não é nada fácil ser ministrante da palavra, do louvor e ainda intercessor de outras vidas, a guerra é travada e o inimigo só espera uma falha nossa pra atuar, ele pode estar perdendo a batalha, mas só precisa de um tiro para nos abater. Mas creio que Deus tem propósitos grandiosos para minha vida e a sua, quando se trata de amor, Deus dá uma atenção especial, porque Deus é amor!

O amor é benigno. Benigno no dicionário quer dizer "que gosta de fazer o bem", "bondoso", "complacente". Quando amamos alguém queremos fazer de tudo para que aquela pessoa esteja bem, muitas vezes sacrificando-nos a si próprios. Aprendi desta forma, que o amor é muito mais do que estar de bem com alguém, mas fazer com que o outro se sinta bem para que você se sinta bem também. Não há nada mais gratificante do que você fazer com que a pessoa se sinta bem ao seu lado, seja ela um(a) amigo(a) ou até mesmo namorado(a), quando você ama alguém você quer o melhor para ela, você faz o seu melhor para que aquela pessoa possa dar o melhor dela pra você também. 

Um pai ou uma mãe que ama sempre quer o melhor para seu filho. Costumo ouvir minha mãe dizer que Deus tem o melhor preparado pra mim, e realmente ele tem o melhor para dar para aqueles que são seus(suas) filhos(as). "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?" (Lucas 11:11)

Ele chama nossa atenção para fazermos o bem ainda que sofrendo: "Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal."(1 Pedro 3:17)
O amor verdadeiro é incondicional, ainda que soframos por ele devemos agir com o bem. Isto não diz apenas de sentimento conjugal, mas de amizade, companheirismo. O que importa saber é se o amor de Cristo está em você, a fim de que você possa amar uma pessoa a tal ponto de lhe perdoar e agir com benevolência para com ela. 

Foi o que Deus fez por mim e por você! Ele sendo um pai amoroso, nos deu o maior presente de Deus pra nossas vidas, o maior bem que recebemos neste mundo, muito mais valioso do que qualquer carro importado, qualquer jóia mais rara e cara. Mesmo nós sendo pecadores, ele nos deu a Jesus Cristo, e consequentemente recebemos o Espírito Santo de Deus! Quer maior prova de amor do que esta?

Jesus Cristo morreu pelos seus amigos, sabem quem são estes amigos? Eu e você! Posso provar isto na Bíblia veja: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (João 15:15)

Se você tem um amigo que te ama, porque reclama que não pode viver sem alguém, que você é sozinho? Eu estava a reclamar assim, porém a palavra de Deus me trouxe luz de que eu estava pensando errado! O maior amor está em Cristo, é um amor que supera a capacidade humana de amar, que supera o amor "eros" de um homem por uma mulher, é o único amor "ágape", totalmente incondicional!

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13)

Ele te ama tanto que fez um bem a seus amigos, eu e você, e de cara nos deixou um mandamento: "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros."(João 15:17)

Faça o amor valer a pena para alguém, independente de que forma seja este amor, faça o bem que você gostaria de fazer por aquela pessoa, e não se esqueça de pedir que Deus te dê amor pelas almas, porque com certeza você será abençoado!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário