sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As 16 Características do Amor. Parte 1: Sofredor



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Estamos acostumados a falar de amor de forma tão livre e arbitrária como se o conhecêssemos tão bem e na verdade muitos falam sem saber o que é este sentimento. Alguns porque acham bonito dizer a famosa frase “eu te amo”, outros por querer expressa-lo em livros e canções, tentam descrevê-lo de forma exageradamente poética sem sentir um “pingo” deste sentimento em seus corações. Claro que existem exceções, não podemos generalizar, mas cada pessoa sabe o que o(a) motivou a querer falar de amor entenda ela ou não sobre o assunto. A própria palavra define muito bem o amor, mas vou fazer um comentário sobre as 16 características básicas do amor descrita na primeira carta do apóstolo Paulo a igreja da cidade de Corintios, e você vai tirar a conclusão através da luz da palavra se você ama de verdade alguém, seja este alguém um(a) amigo(a), namorado(a) ou parente. Se nunca amou e deseja amar esta é a parte da Bíblia que melhor define o que é o amor, leia com atenção, tenho certeza que o Espírito Santo irá te ensinar e você irá aprender a amar.

1- Sofredor.

Ao nosso pensamento limitado de seres humanos, parece até loucura afirmar algo assim, mas é isto mesmo que você está lendo... o amor é sofredor! Aí você me pergunta: “Como assim? O amor é lindo, traz alegria, une pessoas.” E eu te respondo, que sim ele faz tudo isto e muito mais, mas também faz sofrer e vou dar exemplos sobre isto.
Agora eu te pergunto: “Quem aqui já sofreu por terminar um relacionamento com alguém?” Talvez muitos dos leitores aqui do blog, responderão balançando a cabeça dizendo que sim. Se você foi um deles, você não passou no teste! Aí eu te faço outra pergunta: “Quem aqui perseverou em meio ao sofrimento, em meio a crise conjugal, familiar ou até mesmo amigável?” Se você respondeu que sim, você acertou a primeira questão do seu teste de conhecimento sobre o amor.

Muitas pessoas desistem facilmente de alguém por vários motivos, citando alguns: ciúmes, brigas, discussões, pressão, traição e etc e tal. Isto não faz parte do amor! O verdadeiro amor é sofredor, quando alguém ama de verdade ele suporta o sofrimento mesmo que em silencio, orando e esperando que o Senhor mude aquela situação a seu favor. Vou dar um exemplo claro do testemunho de meus pais com uma pequena parcela de minha infância..

Quando eu tinha sete anos de idade, me converti em uma pequena igreja (não importa citar nomes de igrejas) na cidade de Guarujá, litoral paulista. Minha mãe era possessa e viciada em fumo, fumava duas carteiras de cigarros por dia. Meu pai era alcoólatra, secava todas garrafas que via pela frente e gastava todo o salário com as bebidas e jogos nos bares. Gostei de ir a igreja e arrastava minha mãe comigo, com algum tempo depois ela se converteu. Feita uma campanha de libertação, ela foi liberta do julgo do inimigo largando o cigarro e sendo liberta da possessão. Mais um tempo se passou, minha mãe firme na igreja fazia o trabalho de meu pai enquanto este se acabava nos bares. De tanto gastar o dinheiro todo do salário nos bares, chegou ao ponto de faltar até mesmo o mantimento. Mamãe olhava pra dentro do armário e tudo que restava era fubá com o qual fazia angu para alimentar a ela, minha irmã (que na época era um bebe), a mim e a meu pai. Muitas vezes meu pai chegava em casa bêbado caindo pelo chão, discutia com minha mãe, reclamava... Muitos disseram para ela larga-lo e ir embora, que pra ele não havia mais jeito. Mas minha mãe se mantinha forte orando por ele, acreditando que Deus iria mudar aquela situação de maldição e pecado em benção e santidade. E foi isto mesmo que aconteceu após alguns anos de oração. Estávamos nos arrumando para ir a igreja, quando olhamos para meu pai e vimos ele se arrumando para ir conosco, e foi aquela a noite da vitória onde Deus mudou a situação da minha família, onde do dia pra noite meu pai se converteu a Cristo e largou a bebida naquela mesma noite! Desde então Deus tem abençoado grandemente a minha família.

Cristo salvou minha família através do amor sofredor de uma esposa que confiava em Deus e orava pela salvação do esposo que amava apesar de o mesmo fazê-la sofrer. Este é o verdadeiro amor, um amor sofredor que não desiste! Se minha mãe tivesse desistido, não tivesse perseverado mesmo em meio ao sofrimento, com certeza meu pai não estaria mais vivo hoje vítima de cirrose, e o pior de tudo: sem salvação...

Seja qual for o motivo que você está enfrentando em sua vida, seja o que for que tenha te causado sofrimento em seu relacionamento, persevere, confie, ore a Deus e peça que Ele mude a situação de sua história sentimental. Eu estou passando por um momento de perseverar no sofrimento por amor de alguém muito importante pra mim e vou continuar neste amor até que Deus traga de volta o que antes sempre foi uma verdadeira benção na minha vida.

Quer o maior exemplo de amor sofredor existente na Bíblia? O amor de Deus que enviou o seu único filho Jesus Cristo(João 3:16) pela salvação de uma humanidade pecadora que o cuspiu, humilhou,blasfemou, zombou, maltratou e o matou. E mesmo assim em meio ao sofrimento, antes de morrer, rogou ao Pai que perdoasse os perdoasse...(Lucas 23:34)

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário