sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As 16 caracteristicas do amor: Partes 4 e 5



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Vangloria no dicionário significa: “presunção, orgulho”. Observaram a gravidade de uma pessoa que se vangloria? Definitivamente no amor não pode haver este tipo de adjetivo. Ela é composta por pelo menos dois péssimos adjetivos que aliados tornam uma pessoa no mínimo insuportável de se relacionar. Vou comentar sobre estes dois adjetivos.

4 – Não se vangloria

Presunção significa “suspeita”. No amor verdadeiro não há suspeitas. O maior vínculo que um casal pode ter com o outro é a confiança. A confiança é a base de um relacionamento, ela é uma das colunas que sustenta o amor. Quando não se há confiança, dificilmente um namoro ou casamento pode dar certo, pois as suspeitas sempre gerarão crises de ciúmes, discussões, brigas e por fim “a casa cai”, acontece o pior: a separação.

Já tive oportunidade de saber de casos de pessoas extremamente desconfiadas, que faziam uma algazarra quando o seu conjugue: chegava em casa atrasado(a) do trabalho; recebia um telefonema; recebia presente no trabalho em época de natal; usavam um perfume diferente pra impressionar seu par e no fim acabava em confusão; entre vários outros exemplos que eu poderia citar e acabar o espaço do blog...

Bah me desculpem a sinceridade, mas particularmente eu não conseguiria viver com uma pessoa deste tipo. Se você é uma pessoa presunçosa, ainda há tempo para mudar. Isto é um desvio de conduta, e para mudança de caráter só conheço uma única forma de conseguir tal feito: por meio da pessoa transformadora de Cristo.

É necessário confiança! Que graça há em estar com alguém, se todo motivo é motivo pra discussões bobas e sem sentido por causa de suspeitas não confirmadas?Você ao menos chama a pessoa pra conversar e pergunta sobre a situação primeiro? Ou já o(a) acusa sem dar tempo pra ele(a) explicar-se? Porque não tentar enxergar as variadas situações que podem ter ocorrido? Tais como: trânsito, ônibus quebrado, chuva, etc. Imprevistos podem acontecer com todo mundo, e você não está a salvo disto. Ou seu orgulho é tão grande que você não consegue se esforçar pra entender ou perguntar?

5 – Não se ensoberbece..
Soberba ou orgulho no dicionário quer dizer, “conceito extremamente exagerado de si mesmo”. O orgulho é um pecado “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado.”(Provérbios 21:4). Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6; 1Pedro 5:5). Vocês sabiam que a primeira atitude soberba se originou no céu de Deus? Quando satanás o querubim ungido de Deus, perfeito em beleza e formosura intentou em seu coração estabelecer um trono acima do de Deus e se tornar como o Altíssimo. (Isaias 14:12-14)

Existem pessoas que desprezam o outro(a) em um relacionamento por este ou esta ser: de pouca formosura (feio no modo popular); de pouca ou muita estatura; por serem magras ou gordas; por serem mais velhas; por não possuírem riquezas; por não possuírem estudo; por nacionalidade; cor; cultura; gostos diferentes; enfim, sobre tantas outras coisas. O amor não olha pra nada disto! O amor olha por um lado muito melhor. Olha pra dentro da pessoa, pelo que ela é mesmo com suas fraquezas e imperfeições, o amor olha além do que os olhos podem ver!

Pessoas soberbas tem prazer em ferir os outros com palavras desnecessárias. Quantas vezes você já não foi humilhado por alguém que ama ou amou, e ficou constrangido, suportou e relevou? Costumam se acharem perfeitas, vivem falando de sua própria beleza, exaltando a si próprias, alimentando o seu ego. E quando alguém decide apontar o seu erro, sempre encontram desculpas pra se livrar e não assumirem o seu erro. Deus não suporta pessoas assim! (Provérbios 6:16-17; 2Samuel 22:28; Salmos 18:27; Isaias 2:11-12)

Deus se levanta contra pessoas que agem desta forma! Ele fez com que o rei Nabucodonosor fosse humilhado a ponto de viver como um animal no campo, tudo por causa de sua soberba. (Daniel 4:29-37)

Se você ama alguém, trate-a(o) com carinho. Meça as palavras que irá dizer, não o(a) olhe com altivez, com desprezo por não ser tão belo(a) como você é, por não possuir o dinheiro que você possui, por não ser da mesma cor que a sua, ou por não pensar da mesma forma que você. Se você errar, reconheça o seu erro e peça perdão, não deixe uma mágoa se tornar tão forte a ponto de enfraquecer o amor que sentem um pelo outro. Se você é uma pessoa vangloriosa, mude de vida hoje! Peça pra Deus te moldar e te dar o caráter de Cristo.

Não deixe o orgulho te deixar sem a pessoa que apesar de tudo pode ser a única que te compreende e pode te fazer feliz. Você pode se arrepender amargamente depois que perceber que você não é perfeita(o) e querer voltar atrás, e ai poderá ser tarde demais.

“Aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o tolerarei.”(Salmo 101:5b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário