segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As 16 características do Amor: Parte 3 - Não é invejoso



“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...”(1Corintios 13:4-8a)

Boa tarde pessoal! A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo!
Continuando nosso comentário sobre as características do amor, tava em um dos meus dias inspirados e Deus me deu uma história acerca do amor e a inveja. Leiam com atenção e tirem sua conclusão sobre a diferença que faz o amor verdadeiro.

3: Não é invejoso.

Imagine uma situação em que existem dois casais. Um casal rico e o outro pobre. O casal rico vive em uma casa luxuosa de aparatos, mobílias sempre novas e caras, vários carros na garagem, possuidores de uma sucedida empresa. O casal pobre vive de aluguel em um barraco no fundo de uma outra casa, possuem pouca mobília, e uma bicicleta onde o marido carrega sua esposa todos os dias para ir trabalhar na casa do casal rico. Ela empregada doméstica, ele motorista.

Certo dia a patroa chamou a empregada para conversar em seu escritório e fazer algumas perguntas a ela. Ela perguntou:

- Me diga, o que você daria em troca da sua felicidade?

A empregada espantou-se sem entender o que aquela mulher linda, rica e bem vestida queria com aquela pergunta. Respondeu:

- Porque me pergunta isto senhora? Você não é feliz?
- Me responda a pergunta que te fiz. O que você daria em troca da sua felicidade?

A empregada sem pensar respondeu.

- Eu não sou feliz. Vivo uma vida de pobreza, em um barraco alugado que mal tem espaço pra mobiliar. Tenho um marido que apenas vive de promessas, dizendo que o que ele pode me dar no momento é amor, atenção, carinho, mas que no futuro a sorte irá sorrir para nós e vamos viver uma vida melhor do que aquela. Sinceramente, eu só poderia ter felicidade se tivesse o que a senhora tem. Dinheiro, riquezas, sucesso, um esposo que te ama, mas que não vive apenas de promessas.

A patroa olhou bem firme nos olhos da empregada, seus olhos se encheram de lágrimas ela agarrou-a pelos braços e começou a chorar e a dizer:

- Você não sabe do que fala mulher! Eu queria saber o que você daria em troca de sua felicidade, porque queria entender o porque de eu não ser amada. Vivo um casamento de fachada, meu marido nunca me amou só se casou comigo por eu ser bela, pra dar uma boa impressão para os amigos e a mídia. Sinto inveja de você todas as vezes em que vejo seu marido olhar pra você com um sorriso no rosto, te abraçar, te dar atenção e carinho antes de iniciar o trabalho, no horário do almoço e ainda quando vocês vão embora. Eu queria entender o porque eu tenho tudo e ao mesmo tempo tenho nada! Eu troco minha felicidade pela sua, porque eu tenho muitas riquezas, mas o amor não se pode comprar com dinheiro.

Que lição podemos tomar desta história?O amor não é invejoso! O marido pobre, fazia o possível para que a esperança de que um dia tudo iria mudar não se apagasse no coração de sua esposa. Ele não olhava para as riquezas da casa onde trabalhava, mas estava preocupado sempre em trabalhar feliz com o seu melhor para cuidar de sua maior e única riqueza: sua esposa.

Muitas pessoas reclamam da vida que levam, de uma situação que vai ruim, reclamam de que seu casamento não vai bem por vários motivos, entre eles o financeiro, e chegam a invejar o sucesso do amor que uma outra pessoa sente pela outra. Dizem que se tivessem isso ou aquilo seriam felizes, não se contentam com o amor e a dedicação, o companheirismo e o respeito, não acreditam que determinada situação que estão passando juntos pode mudar pra melhor. Tem pessoas casadas que sentem inveja por um dos conjugues ganharem mais que o outro! E sabem porque? Porque na verdade não aprenderam a amar! O amor não é invejoso, logo quem sente inveja por uma pessoa ser feliz com a outra, ou por o seu próprio parceiro estar recebendo melhor está pecando e necessita pedir perdão pra Deus.(Gálatas 5:21) A inveja contamina o coração! (Marcos 7:18-23)

Vale um testemunho meu (gosto de falar de mim mesmo, porque sou pecador e não tenho vergonha de assumir que necessito da graça de Deus em minha vida). Por muitas vezes já senti inveja de muitas pessoas, porque se conhecem, namoram e casam, e eu sempre fico na mesma, na estaca zero. Mas Deus me fez entender que tudo tem o seu tempo determinado, e que se aquelas pessoas estão felizes é porque o tempo delas chegou e o meu ainda está pra chegar.  Desde então tenho orado e pedido a Deus que molde meu coração segundo a sua vontade para que este sentimento mal de inveja não venha ser atribuído ao amor que sinto em meu coração.

José foi vendido por seus irmãos por inveja!(Atos 7:9) E hoje em nossas igrejas, muitos “vendem” seus irmão na fé por inveja. Murmuram por aquele irmão recém chegado ganhar um cargo, falam mal de tudo e todos. Parem de se invejar em nome de Jesus!(Gálatas 5:26, 1Pedro 2:1, Provérbios 14:30) Meus irmão cadê o amor uns pelos outros? É um mandamento de Deus!

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”(Romanos 12:9-10)

Há tempo para tudo debaixo do sol, e um deles é o tempo para amar.(Provérbios 3:8) Se você ama sua(seu) esposa(o), e não estão se dando bem por algum motivo, e com isto veio a nascer o sentimento de inveja em seu coração fazendo com que o amor que você sente por ela(ele) se apague, se acabe; ore a Deus neste momento e peça perdão. Convide-a(o) para orar com você, conserte o quanto antes, não deixe pra depois, conversem, se entendam, se amem!

Este é o conselho que Deus colocou em meu coração, espero que ajude a quem necessitava ler esta palavra. Se você conhece alguém que está nesta situação, não deixe de repassar esta mensagem, e por favor comentem no blog, pois isto me incentiva bastante a continuar.

Abração a todos, Deus abençoe vocês, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário