sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O diabo não é o culpado!


Todos nós temos por natureza o hábito de querer transferir a culpa para outros. Deus criou o planeta e plantou seu jardim no Éden e ali colocou o homem para ser administrador de toda a Terra. Criou também a mulher e a entregou ao homem para que fosse sua auxiliadora.

Havia vivendo entre eles um animal chamado serpente, a qual o diabo usou para induzir a mulher a desobedecer a Deus a induzindo para que comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e entregando também a seu marido Adão para que comesse do fruto. Desde o princípio o homem aprendeu a praticar a transferencia de culpa.

Quando Deus veio visitar o homem e este se escondeu de sua presença, o Senhor perguntou a Adão porque ele estava se escondendo. Neste episódio podemos observar o homem não querer responder por seus atos e atribuir a culpa à Eva, sua mulher. Logo em seguida a mulher joga a culpa pra cima da serpente. Esta história você encontra no começo do livro de Genesis.

Quando pecamos e alguém nos pergunta -  "como foi que deixou isto acontecer?" - raramente afirmamos sermos os culpados de nossas próprias escolhas erradas. Falaremos as velhas e conhecidas frases - "O diabo ta furioso comigo!", "O diabo me armou uma cilada e eu caí.", "Isso é culpa do diabo!", "o diabo, o diabo, o diabo!". Eu já pensei desta forma até que percebi que eu estava errado! E que o maior e único culpado de meus atos não é o diabo, mas sim eu mesmo! Vou exemplificar isto que digo usando exemplos simples de nosso cotidiano.

Alguém sabe que você ama armas de fogo. E então este alguém te presenteia com uma pistola e você encantado pelo presente o aceita, mesmo sendo conhecedor que não possui porte legal para tê-la e que pode colocar em risco sua segurança e a de outros por não saber manusea-la. Certo dia esta pessoa decide sair pela rua para se sentir o poderoso, afinal agora ele está armado, "está seguro". O primeiro dia vai td bem, o segundo, terceiro e nada acontece. Vários dias se passam, e ele continua com o mesmo hábito. Porém certo dia um esquadrão da polícia está de ronda e o aborda, o revista e encontra a arma q estava em sua cintura, e o prende! Diante do juíz qum será julgado e declarado culpado? A pessoa que deu a arma ou o seu atual possuídor?

Um outro exemplo. Uma pessoa compra um produto sem nota fiscal de um vendedor anonimo ao qual chega oferecendo o produto por um preço bem abaixo do comum. Vamos mentalizar que este produto seja uma guitarra "X" de cor rosa, com o nome "Fábio Besi" desenhado no headstock e uma bandeira branca desenhada no corpo (Algo impossível de se ter igual). E aí esta pessoa compra este produto. Durante uma apresentação com esta guitarra o verdadeiro dono observa a personalização e identifica que aquela guitarra é a sua guitarra que foi roubada! Chama então a polícia, apresenta a nota fiscal e compara o número de série comprovando que é verdadeiramente o dono legitimo. O comprador então vai preso e terá de responder pelo crime de receptação. Diante do juíz quem será julgado pelo ato de receptar um produto roubado e declarado culpado? O vendedor que nunca mais foi visto ou o comprador?

A pessoa do primeiro exemplo é o culpado! Poderia ter negado o presente uma vez que possuía conhecimento das consequências se fosse pego com aquela arma. A pessoa do segundo exemplo também é culpado! Poderia ter optado por não adquirir o produto de alguém que não conhecia.

Na nossa vida sempre iremos nos deparar com situações em que seremos tentados a transferir a culpa a alguém, por atos que escolhemos fazer. Deus nos deu o lívre arbítrio para que fizessemos nossas escolhas de forma consciente. O diabo está ao nosso redor como um leão procurando uma brecha para atuar em nossas vidas (1 Pedro 5:8). E acredite, ele é um exímio observador e conhece as nossas fraquezas e irá atacar justamente onde ele sabe que somos mais tentados e fadados a aceitar a tentação. Veja só o que diz a carta de Tiago no capítulo 1 e versos 13 ao 15:

"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."

Somos tentados por nosso póprio mal desejo, arrastados e seduzidos por ele. E aí quando o consumamos, gera o pecado que gera a morte. No grande tribunal de Deus seremos julgados por nossos atos individuais, por nossas escolhas erradas que resultaram no pecado. É o pecado quem faz separação entre Deus e o homem (Isaias 59:2). Satanás já está julgado e condenado, eu e você estamos em um processo de justificação para enfrentar este tribunal ou não.

Está na hora de assumirmos nossa culpa por pecar, nos arrepender, pedir perdão para Deus e aceitar o sacríficio de Jesus Cristo para que venhamos ser justificados, purificados de nossos pecados e venhamos receber o Espírito de Deus em nossas vidas, dia após dia.

Resisti ao diabo e ele fugirá de vocês! Lembre-se disto: O diabo não é o culpado!

A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo seja com todos!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Level up espiritual?


Quem já jogou jogos de RPG/MMORPG entenderá o que vou dizer nesta postagem. Pra quem não sabe o que é, um jogo de RPG/MMORPG (Role-Playing Game/Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) é um tipo de jogo onde você vive em um mundo atacado pelo mal, com vários personagens (NPC's), cada um com histórias distintas e que necessitam ser ajudados em missões (Quests). Em troca de seus problemas resolvidos oferecem prêmios e experiência ao jogador.

No decorrer destas missões a pessoa enfrenta vários tipos de armadilhas e inimigos que tentam impedir o seu progresso, alguns fracos, outros bem fortes. E é necessário muita experiência para vencer certos tipos de inimigos mais poderosos, e a cada batalha ganha, mais experiência adquirida e mais niveis alcançados, bem como armas melhores possibilitando assim enfrentar novos desafios e ir a lugares onde um iniciante não poderia ir. Outros jogadores também poderão ajuda-lo ou tentarão frustrar seu progresso.

Mas nem sempre o nível, experiência e armamentos obtidos são suficientes para vencer alguns inimigos, e o personagem então é derrotado em batalha. E se faz necessário então se recuperar, se preparar com novos armamentos, novas estratégias de combate, adquirir mais experiência a fim de obter um novo nível e superar aquela batalha que foi perdida.

Observando estes princípios, Deus me concedeu a graça de espiritualizar este tipo de jogo e fazer uma comparação bem oportuna entre a vida de um personagem de RPG com a nossa vida espiritual.

Passamos pelo mesmo processo em nossa luta diária contra o pecado. Vivemos em um mundo cercado pelo mal, entregue nas mãos do maligno (1João 5:19), encontramos pessoas cheias dos mais variados problemas, pessoas que não conhecem a Jesus e precisam ser libertas do dominio do pecado. Aceitamos o desafio de cumprir a missão de interceder, fazer um trabalho de acompanhamento e restauração sentimental, emocional, espiritual a fim de que elas obtenham a solução pra seus problemas em Cristo.

E isto é comprar uma verdadeira guerra contra os inimigos deste mundo: principados, potestades e dominadores do mal.(Efésios 6:12) Pessoas se levantarão contra você te tentando a desistir. Uma série de batalhas travadas no mundo espiritual que irão refletir em nosso mundo fisíco nos aguardam a partir do momento que aceitamos entrar nesta missão. Muitas delas iremos vencer e no final, alcançaremos um novo nivel de maturidade espiritual, nos tornando mais fortes.

Mas chega um momento em que pensamos que estamos suficientemente preparados e decidimos enfrentar batalhas mais intensas. E então temos nossa confiança frustrada quando somos derrotados e obrigados a reconhecer que não somos tão fortes quanto pensavámos. E é necessário se recuperar e obter mais experiência, novos armamentos (mais busca na Palavra, jejum e oração) para se alcançar a vitória numa próxima tentativa. Em um certo momento nosso nível espiritual estará tão elevado que perderemos bem menos batalhas do que estavamos acostumados a perder.

Nossa luta é constante para se atingir um novo nível. O que Deus requer de nós é que não desistamos de enfrentar o pecado e ajudar a quem precise ser ajudado. Por mais que percamos uma batalha, sempre há uma nova chance de nos tornarmos mais fortes e vencermos o inimigo que outrora nos derrotou.

Qual é o inimigo que tem te derrotado? Você já perdeu tantas vezes pra este iniigo que perdeu as esperanças de vencê-lo e desistiu de lutar? NÃO SEJA COVARDE e decida ser mais forte a partir de hoje! Deus já te deu as melhores armas(Efésios 6:10-18), alcance um novo nível espiritual!

A graça e a paz do Senhor seja com todos!

Adquira a sabedoria!

 "A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria." (Provérbios 4:7)

Sabedoria é essencial na vida de uma pessoa. Por falta de sabedoria trazemos muitos problemas pra nossas vidas. Uma decisão precipitada, inexperiência,  insegurança, ansiedade  entre tantos outros fatores que estamos sujeitos a passar, são resquicios de nossa falta de sabedoria. Peça a Deus a sabedoria, q ele dará de graça e bom grado (Tiago 1:5), mas saiba que o princípio da sabedoria é temer ao Senhor. (Provérbio 9:10)


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Livres da Pornografia - Testemunho de James (I'll Be Honest)


"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. "
(Romanos 7:18-20)


Bom dia a todos! Estou eu aqui pela madrugada a procura de pregações quando encontrei este testemunho de um jovem liberto da pornografia Quero compartilhar com vocês este testemunho que é a realidade de muitas pessoas cristãs. A nossa luta não e fácil, os impulsos e desejos sexuais são muito fortes, mas devemos sempre ter em mente que "se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."(1 João 1:17)

PARTE 1


PARTE 2


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fábio Besi: Vem restaurar


Aí pessoal de tanto me pedirem pra postar eu cantando, coloquei um video que encontrei aqui. Gravei este videozinho em um culto na 2 Igreja Batista de Valparaíso há uns 2 anos atrás. É uma canção feita por mim de um momento que passei em minha vida do qual necessitei muito que Deus me restaurasse. Foi gravado sem ensaio, de ultima hora pra mim tirar uma ideia de como ficou, mas dá pra passar masomenos como vai ficar a música quando for gravar, espero que curtam. Abraço fiquem na paz do Senhor!

Samteenficados



Esboço da ministração realizada em um culto jovem no dia 01 de agosto na Igreja Assembléia de Deus.

Antes santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1 Pedro 3:15) NVI
 

A carta foi escrita para os cristãos que viviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. Pedro escreve para incentivar os cristãos que enfrentam sofrimentos e tempos difíceis. Lembra-lhes que têm muitos motivos para se alegrarem em Cristo e os motiva a viverem de um modo que reflitam a santidade de Deus. Santidade: Algo consagrado e separado unicamente para uso sagrado, dedicado.

Neste texto encontramos 2 ordens!
1) Santificar a Cristo como Senhor em nosso coração.
a) Se santificar é uma ordem. (Levítico 11:44)
b) Somos santificados pelo sangue de Jesus. (Hebreus 13:12)
c) É Deus quem nos santifica. Devemos manter esta santificação. (1 Tessalonicenses 5:23)
d) Fomos chamados para a santificação. (1 Tessalonicenses 4:3 e 7)

2) Estar sempre preparados para responder a qualquer pessoa.Responder o que? A razão da nossa esperança. 

Qual a esperança que temos? De que somos salvos em Cristo através de sua morte e que um dia estaremos com ele em sua glória.
a) Santificados na Palavra da verdade. (João 17:17)
b) É necessário seguir a paz com todos e a santificação. (Hebreus 12:14)
c) Éramos imundos hoje somos santificados. (1 Coríntios 6:1-11)

Destruindo Máscaras



Boa noite pessoal! A graça e a paz do Senhor sejam com todos!
Este é um esboço de uma ministração da Palavra realizado no dia15 de junho na Igreja Assembléia de Deus Ministério de Anápolis.

“Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”. (2 Timóteo 2:19) NVI

O que é iniqüidade? E o que é pecado?
São duas palavras totalmente diferentes, com raízes diferentes e sentidos diferentes.

Iniqüidade = vem do grego adikia q significa agir com injustiça. No dicionário significa perversidade e perversidade significa uma má índole, um mau caráter. Caráter é uma característica pessoal, uma impressão, uma marca.

Pecado = Vem do grego hamartia q significa “erro, falha”. No dicionário significa culpa, falta e culpa é o mesmo que transgressão voluntária de um princípio ou regra. Transgredir é igual a desrespeitar. Logo Pecar é desrespeitar espontaneamente um princípio.

Então iniqüidade é diferente de pecado.
“Toda iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.” (1João 5:17)
“Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não é para morte.” (1 João 5:17) NVI

Há um fundamento selado com duas verdades:
*Algo selado não pode ser revogado!

1 – O Senhor conhece quem lhe pertence;
“Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.” (1 Coríntios 8:3)
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14:21)

2 – Todo aquele que confessa a Deus deve se afastar de ter um mal caráter.
“Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outras vez?”. (Gálatas 4:9)
“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.” (Hebreus 10:26-27)
“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. O que vocês disserem nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado nos telhados.” (Lucas 12:2-3)
“Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.” (Tiago 4:8)

3 – Aqueles que não pertencem a Deus não tem parte em seu Reino.
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:21-23)

MT 25:1-13 (Parábola das dez virgens)

PARTE 1

PARTE 2