terça-feira, 28 de agosto de 2012

Level up espiritual?


Quem já jogou jogos de RPG/MMORPG entenderá o que vou dizer nesta postagem. Pra quem não sabe o que é, um jogo de RPG/MMORPG (Role-Playing Game/Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) é um tipo de jogo onde você vive em um mundo atacado pelo mal, com vários personagens (NPC's), cada um com histórias distintas e que necessitam ser ajudados em missões (Quests). Em troca de seus problemas resolvidos oferecem prêmios e experiência ao jogador.

No decorrer destas missões a pessoa enfrenta vários tipos de armadilhas e inimigos que tentam impedir o seu progresso, alguns fracos, outros bem fortes. E é necessário muita experiência para vencer certos tipos de inimigos mais poderosos, e a cada batalha ganha, mais experiência adquirida e mais niveis alcançados, bem como armas melhores possibilitando assim enfrentar novos desafios e ir a lugares onde um iniciante não poderia ir. Outros jogadores também poderão ajuda-lo ou tentarão frustrar seu progresso.

Mas nem sempre o nível, experiência e armamentos obtidos são suficientes para vencer alguns inimigos, e o personagem então é derrotado em batalha. E se faz necessário então se recuperar, se preparar com novos armamentos, novas estratégias de combate, adquirir mais experiência a fim de obter um novo nível e superar aquela batalha que foi perdida.

Observando estes princípios, Deus me concedeu a graça de espiritualizar este tipo de jogo e fazer uma comparação bem oportuna entre a vida de um personagem de RPG com a nossa vida espiritual.

Passamos pelo mesmo processo em nossa luta diária contra o pecado. Vivemos em um mundo cercado pelo mal, entregue nas mãos do maligno (1João 5:19), encontramos pessoas cheias dos mais variados problemas, pessoas que não conhecem a Jesus e precisam ser libertas do dominio do pecado. Aceitamos o desafio de cumprir a missão de interceder, fazer um trabalho de acompanhamento e restauração sentimental, emocional, espiritual a fim de que elas obtenham a solução pra seus problemas em Cristo.

E isto é comprar uma verdadeira guerra contra os inimigos deste mundo: principados, potestades e dominadores do mal.(Efésios 6:12) Pessoas se levantarão contra você te tentando a desistir. Uma série de batalhas travadas no mundo espiritual que irão refletir em nosso mundo fisíco nos aguardam a partir do momento que aceitamos entrar nesta missão. Muitas delas iremos vencer e no final, alcançaremos um novo nivel de maturidade espiritual, nos tornando mais fortes.

Mas chega um momento em que pensamos que estamos suficientemente preparados e decidimos enfrentar batalhas mais intensas. E então temos nossa confiança frustrada quando somos derrotados e obrigados a reconhecer que não somos tão fortes quanto pensavámos. E é necessário se recuperar e obter mais experiência, novos armamentos (mais busca na Palavra, jejum e oração) para se alcançar a vitória numa próxima tentativa. Em um certo momento nosso nível espiritual estará tão elevado que perderemos bem menos batalhas do que estavamos acostumados a perder.

Nossa luta é constante para se atingir um novo nível. O que Deus requer de nós é que não desistamos de enfrentar o pecado e ajudar a quem precise ser ajudado. Por mais que percamos uma batalha, sempre há uma nova chance de nos tornarmos mais fortes e vencermos o inimigo que outrora nos derrotou.

Qual é o inimigo que tem te derrotado? Você já perdeu tantas vezes pra este iniigo que perdeu as esperanças de vencê-lo e desistiu de lutar? NÃO SEJA COVARDE e decida ser mais forte a partir de hoje! Deus já te deu as melhores armas(Efésios 6:10-18), alcance um novo nível espiritual!

A graça e a paz do Senhor seja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário