segunda-feira, 18 de março de 2013

Solução em meio ao vendaval



 
Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E logo que subiram para o barco, o vento cessou. (Mateus 14:22-32) 

 


Afirmações:



1) Havia um forte vendaval. (vers. 24)

2) Os discípulos estavam com dificuldades. (vers. 24)

3) Jesus se fez conhecido, mas o vendaval estava impedindo o reconhecimento do Mestre Jesus. (vers. 28)

     a) Não reconheceram sua voz.

     b) Houve dúvida para com Aquele que possuía a solução para aquele problema.

4) Pedro tomou iniciativa de ir até Jesus porém sua fé estava nula porque acreditava na situação e não na solução do problema. (vers. 30)




Para ter a solução para um problema se faz necessário:



1) Encarar e enfrentar o medo.

2) Olhar sempre para Cristo e não para o problema (vendaval). Se olharmos para o tamanho de nosso problema teremos nossa fé abalada e começaremos a afundar espiritualmente.

3) Clamar ao Mestre por socorro quando a situação se tornar crítica. Assim obteremos a solução para nosso problema.




Representações:



1) O barco representa nossa vida.

2) O mar bravio representa os problemas que estão a nossa volta e saíram do controle.

3) Quando Cristo entra no barco (em nossa vida) a tempestade passa.




Conclusão:



É necessário sair do barco (quebrar nosso orgulho e convicções) enfrentar os problemas e convidar Cristo a entrar no barco. Quando olhamos para o tamanho do problema que nos cerca nos esquecemos do tamanho do Deus que temos, e então afundamos por nossa falta de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário