quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O livramento é dado aqueles que são fiéis a Deus

Daniel 6:1-23 “Daniel pertencia a uma família de posição social elevada. Com cerca de 16 anos, foi levado prisioneiro para a Babilônia, durante a primeira invasão de Nabucodonosor. Daniel viveu mais de 90 anos. Daniel era um príncipe que ocupou o cargo de estadista. Viveu por 69 anos uma vida irrepreensível numa corte corrupta, tendo o favor dela. Embora Daniel fosse um dos exilados chegou ao cargo de primeiro-ministro da Babilônia”.

Subtítulo: O homem que é fiel a seu Deus

a) É invejado e perseguido; (Dn 6:4)
Daniel era um homem que possuía grande admiração. Havia muitos príncipes e presidentes naquela época, que o rei Dário constituiu sobre todo o reino para que estabelecessem sua proteção. Daniel era superior a estes príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em constituí-lo sobre todo o reino. Os príncipes sentiram grande inveja e decidiram perseguir Daniel, resolveram encontrar erros que condenassem a Daniel, porém não podiam encontrar porque tudo fazia com perfeição. Então tiveram a idéia de usar a própria lei de Deus contra sua vida. Estes príncipes e presidentes do reino foram até diante do rei e disseram ao rei para se fazer um edito real proibindo petição a qualquer deus, ou homem que não fosse o rei durante o período de trinta dias. Quem violasse este decreto seria condenado à cova dos leões.

b) Não o deixa de buscar e dar graças mesmo estando em perigo de morte; (Dn 6:10-11)
Daniel ao saber do decreto, a primeira coisa que fez foi entrar em sua casa, orar e suplicar a Deus com seus joelhos dobrados como costumeiramente fazia três vezes ao dia, dando graças a Deus. Talvez sua súplica fosse em prol de que Deus desse a direção para que esta situação fosse resolvida, talvez ele estivesse pedindo sabedoria para reverter aquele decreto, pois sempre conseguia solução para resolver os problemas do reino. Mas os perseguidores de Daniel estavam a observa-lo e logo foram acusar ao rei sobre sua desobediência. É assim que muitas vezes acontecem em nossas igrejas, pessoas que estão compartilhando de uma mesma força esperam a primeira oportunidade de ver um irmão caído, que desobedece algum preceito para o afundar ainda mais com suas acusações.

c) Tem pessoas que se preocupam e intercedem por sua vida; (Dn 6:14,18)
O rei ao saber a notícia que traziam os príncipes e presidentes do reino, ficou muito aflito e propôs em seu coração livrá-lo, e trabalhou até o pôr-do-sol para salvá-lo. Mas há uma lei que diz, que um decreto real não pode ser revogado de forma alguma, nem mesmo pelo próprio rei e por isto ele não podia fazer nada para impedir. Nisto podemos aprender que somente Deus é capaz de livrar e salvar o homem! Homem nenhum é capaz de dar a salvação e o livramento para um outro homem.

d) Transparece o testemunho de um verdadeiro adorador; (Dn 6:16)
O rei então não tendo escolha, mandou que trouxessem a Daniel, e o jogaram na cova dos leões dizendo: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”.Nisto podemos observar, o grande grau de testemunho que Daniel estava transparecendo através de sua vida para aquele rei. Mesmo no momento em que estamos na beira da cova, na beira de um precipício, há sempre alguém que está a observar a nossa fé, sempre há alguém aprendendo com as nossas vidas. A aflição daquele rei era tão grande por Daniel, que passou a noite em jejum e dispensou os instrumentos musicais de sua presença e não teve sono.

e) É guardado e livrado por Deus porque é visto inocente perante Ele. (Dn 6:22-23)
Pela manhã o rei levantou-se e foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se a cova clamou com voz triste por Daniel, porém O Deus daqueles que são fiéis a ele havia livrado Daniel da fúria dos leões. O rei se muito se alegrou ao saber que Daniel estava vivo, e mandou tirar a Daniel da cova, e não foi achado nenhum dano nele, porque creu em Deus. O homem que é fiel a Deus, não tem a vida tocada pelo inimigo, porque Deus o livra e o guarda com sua poderosa mão. Mesmo que muitos te acusem, mesmo que te queiram ver na cova, caído e humilhado, não se preocupe porque Deus é justo para dar a vitória.

2 comentários:

  1. Cara, sinceramene, te agradeço por esta palavra!!

    ResponderExcluir
  2. Graci!!!Nossa essa palavra veio em boa hora Deus confirmou através deste texto que minha vitória é certa contra aqueles que querem mal a mim.
    GLÓRIA A DEUS ALELUIA.

    ResponderExcluir