terça-feira, 27 de julho de 2010

Devocional: Sendo luz na escuridão

"O Senhor me disse: Você não será apenas o meu servo que trará de volta os israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro." (Is 49:6)

Qual é o motivo da luz existir no mundo? A palavra de Deus diz que "Deus é luz, e nele não há trevas alguma"(1 Jo 1:5).
O texto diz que Isaias foi escolhido por Deus antes mesmo quando estava no ventre da mãe, para ser uma luz aos gentios e levar salvação para muitos. Qual a função da luz? É simples, iluminar a escuridão. E o que é a escuridão? Segundo Newton, é a ausência da luz.
Humanamente falando, o autor usou a palavra luz para de alguma forma tentar transpassar para nós a definição do Criador de uma forma que pudessemos entender a essência de Deus, porque nossa mente finita não pode entender o infinito, somos criaturas e jamais iremos conhecer a Deus em toda sua essência.
A luz faz parte de nosso cotidiano, podemos dizer que no século que vivemos é impossível viver sem a luz. Através da luz é realizada a fotossíntese nas plantas, é que nossos ossos são capazes de produzir uma maior quantidade de calcio, com ela podemos enxergar o que está oculto na escuridão. Existem diversas fontes de luz, mas não há luz como a de Deus. A Bíblia diz que Deus habita em luz inacessível, então é algo que está fora de nosso alcance enquanto estivermos com este corpo corruptível (1 Tm 6:16). Sabemos agora a importância da luz no cotidiano e nas escrituras, e que somos luz para iluminar a escuridão.
Qual o sentido principal do texto? O autor usa uma linguagem figurativa, para que possamos entender que somos nós a levar a palavra de salvação às pessoas. As pessoas que não tem Cristo estão em profunda escuridão, e não são capazes de enxergar o caminho por não ter quem lhes traga a luz necessária para as guiarem, elas possuem olhos porém não há luz que as guie, são cegas pelo pecado e seus prazeres ilusórios e passageiros que levam a condenação, caminho para o inferno. Naquela época não havia energia elétrica, usavam-se lamparinas feitas de barro com óleo e fogo para iluminar. Você tem sido uma luz na escuridão, ou tem deixado a escuridão prevalecer sobre a luz em sua vida? (Lc 11:34-35).
Usando de uma analogia, poderia citar que para sermos luz é necessário ter a unção do Espírito (óleo), e a chama do amor de Cristo que é a própria luz! (Jo 1:4). Se deixarmos uma destas coisas faltar, a chama não poderá ser alimentada e a luz isrá se dissipar. Há em nosso meio, muitos que estão se deixando levar por um falso evangelho de prosperidade, deixando sua chama ser apagada por ventos de doutrinas vindas do inferno. O verdadeiro evangelho é firmado na palavra que é luz para nosso caminho, é um evangelho de conserto, de exortação, de renuncia, de levar a a palavra a toda criatura e fazer discípulos dela, a palavra que cura, salva e liberta. Deturparam a palavra do evangelho, estão comercializando a luz como verdadeiras empresas de companhia elétrica a preços exorbitantes, visando o lucro, ganhar dinheiro quando o foco principal e único do evangelho é o de ganhar almas. Evangelho é boas novas, a prosperidade faz partedo evangelho, mas não é o centro, Cristo é o centro, é a palavra, é a luz. Quer ser uma luz no mundo, alimente a chama, seja imitador de Cristo, a luz é visível a todos que a olham, mas há muitos que escondem a sua identidade de cristão. Espero que não seja você amigo leitor um destes, mas se for ore para que Deus renove suas forças, leia a Bíblia, congregue, busque a Deus que é a fonte de toda luz.
Que não sejamos imprudentes como as virgens da parábola que deixaram o óleo acabar e não puderam adentrar a festa do noivo. Que a nossa oração seja esta:
"Senhor Jesus acenda em mim novamente a chama do teu amor, para que eu possa levar tua palavra como uma luz para ilumminar vidas que necessitam enxergar o teu caminho. Que o óleo da sua unção se multiplique a cada dia em minha vida e que eu não venha ser levado por ventos de doutrinas vãs que distorcem o sagrado evangelho que nos deste a pregar. Nos santifica segundo a sua essência é o meu pedido amém."

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Devocional: Dormindo em paz


"Eu me deito, e durmo tranquilo e depois acordo porque o Senhor me protege". (Sl 3:5)

Esta é uma frase do salmista rei Davi. Para entender o que se passava, Davi estava a fugir de seu filho Absalão que conspirou com mais que a metade do povo de Jerusalém a seu favor para se tornar rei em lugar de seu pai Davi. Isto ocorreu para que se cumprisse o que o profeta Natã havia profetizado, "que a espada jamais se afastaria da casa de Davi". Davi amava muito seu filho, e optou por fugir, foi perseguido, traído, humilhado, mal-falado, perdeu temporariamente suas riquezas, sua moradia, estava agora correndo perigo de morte tanto ele quanto Bate-seba sua mulher (que não era a mãe de Absalão), e Salomão seu filho e escolhido para ser herdeiro legítimo do trono. Mesmo assim Davi em meio a lutas, em meio ao medo, podia se deitar e dizer: "Eu me deito, e durmo tranquilo e depois acordo porque o Senhor me protege".(2 Sm 15)
Quantas vezes nos encontramos em uma situação parecida com a de Davi - somos perseguidos, sofremos acusações injustas, somos humilhados em nosso emprego, na familia, zombados, as dívidas nos acusam a todo momento, quando fazemos uma escolha errada e as consequencias são problemáticas - e se torna difícil lidar com o medo, nossa mente fica abalada em um único pensamento de derrota, nosso psicológico se altera a tal ponto de nos trazer males comuns na sociedade atual, a ansiedade, o stress, a crise do pânico, a depressão. Ficamos como zumbis, passando noites em claro se revirando na cama, querendo dormir porém a insônia é mais forte que o sono. Porque isto acontece com a gente, até mesmo com pessoas cristãs?
A resposta é simples, porque ainda não colocamos totalmente nossa confiança naquele que guarda a mim e a você. Porque estamos mais preocupados em enxergar com nossos olhos humanos carnais, do que com os olhos da fé espirituais, deixamos o medo e insegurança nos controlar quando quem deveria estar controlando nossas vidas é o Espírito Santo. Quando olhamos amendrontados para o nosso problema é o mesmo que estivessemos negando ao Criador que é onipotente para nos ajudar, e que inclusive criou o problema em nossa vida para nos provar para que fossemos aperfeiçoados na fraqueza (2 Co 12:9). Há um ditado popular que diz: "Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga ao seu problema o tamanho do seu Deus".
Que isto venha ser uma realidade em nossas vidas, que possamos confiar inteiramente em Deus, sabendo que é Ele quem permite tudo e é fiel para nos livrar e nos dar uma noite de tranquilidade e paz.

sábado, 24 de julho de 2010

As características de um verdadeiro adorador

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
(Jo 4:23-24)

Porque falou?

Para instruir uma mulher samaritana que estava a beira de um poço, à verdadeira adoração. Ela cria que se deveria adorar somente no monte onde seus ancestrais adoravam, porém Jesus incitou que o local de adoração é o entedimento de como adorar a Deus.
NOTA: Naquela época os judeus não se comunicavam com os samaritanos, consideravam que eles eram impuros.

Quem adorará ao Pai em espírito e em verdade?
a) Os verdadeiros adoradores (Fp 3:3)
b) O santos (Ef 4:10-12)

O que é adorar em espírito e em verdade?
- O verdadeiro adorador para adorar a Deus em espírito e em verdade precisa: -
a) Amar a Deus (Mt 22:37)
b) Ser santo (I Pd 1:16)
c) Prestar culto racional a Deus (Rm 12:1); (Sl 47:7)
d) Oferecer sacrifício de louvor a Deus (Hb 13:15)

O que é necessário para adorar a Deus em espírito e em verdade?
- Para o verdadeiro adorador adorar a Deus em espiríto e em verdade, é necessário: -
a) Nascer do Espírito (Jo 3:6)
b) Se humilhar e orar (2 Cr 7:14)
c) Testificar (At 18:5)

Porque Deus procura quem O adore em espiríto e em verdade?
- Deus procura a quem O adore em espiríto e em verdade: -
a) Porque fomos criados para Seu louvor (Sl 7:17); (Ef 1:12)
b) Porque fomos comprados por bom preço (I Co 6:20)
c) Porque Ele é digno de louvor (2 Sm 22:4); (I Cr 16)

Quais os beneficios reservados ao homem por adorar a Deus?
- O verdadeiro adorador que adora a Deus em espiríto e em verdade, ele tem bençãos: -
a) Alegria e prazer (Sl 9:2)
b) Livramento (2 Cr 20:22); (Sl 18:3)
c) Testemunho por Deus (Rm 1:9)

Qual a ação do Espírito Santo na vida de um adorador?
a) O Espiríto é o que vivifica (Jo 6:63)

Perguntas para devocional
- Tenho eu sido um verdadeiro adorador?
- Tem Deus achado em mim verdadeiro adorador?
- Tenho eu: amado a
Deus, me santificado, prestado culto racional e oferecido sacrificos de louvor?
- Estou nascido do
Espiríto, me humilhando, orando e testificando? Tenho eu sentido prazer em adorar a Deus?

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Devocional: Seguindo o caminho para sair deste mundo

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra". (Sl 119:9)

Sabemos o quanto somos tentados no mundo, cada qual com suas fraquezas. O inimigo anda ao nosso redor 24 horas como uma fera esperando apenas um vacilo espiritual nosso para nos atacar (1 Pe 5:8). Pudera, afinal estamos em seu território (Jo 16:11, 1 Jo 5:19) e o que ele mais quer é que o reverenciemos em seu reino. Vivendo em um mundo tão devasso e imundo, o que se fazer para fazer a diferença e através de nosso testemunho pessoal de vida resgatar outras vidas?
O texto nos faz uma pergunta seguida da resposta: "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra". O texto está dizendo que devemos observar o caminho que estamos percorrendo. Como está o seu caminhar com Cristo? Está conforme a palavra? Ou está trilhando um caminho largo, sem negar a carne, vivendo como se a prática do pecado não fizessem nenhum mal, o velho ditado do "não tem nada a ver". Cristo disse que o caminho para a salvação é estreito, mas largo o caminho que conduz a perdição (Mt 7:13-14).
Devemos lembrar do Criador hoje, enquanto somos jovens e temos uma maior disposição. É o conselho do pregador descrito em Eclesiastes 12. Para sermos exemplo devemos negar nossas paixões, devemos lembrar que não pertencemos a este mundo e nossa única missão aqui é evangelizar aqueles que precisam de mudança. Na carta de Paulo à igreja situada em Timóteo, ele dá a dica do que devemos fazer para ser um exemplo. Devemos meditar na palavra, pois ela é luz pra iluminar o nosso caminho (Sl 119:105), para que o aproveitamento dela em nossa vida e na de outros venha ser comprovada, para que não venhamos perecer espiritualmente por falta de conhecimento da palavra inspirada por Deus (Oséas 4:6, 1 Tm 4:15, 2 Tm 3:16, ). Devemos tratar bem a todas as pessoas, observar o que falamos, nossa forma de se expressar, de agir, abençoar a quem necessita, no amor, no espiíritual, na fé e principalmente devemos primeiro ser puros, santificados para que possamos santificar as pessoas ao nosso redor, conhecidos, amigos e parentes (1 Tm 4:12, 1 Tm 3:17).
Que possamos perseverar nestas coisas, porque fazendo isto salvaremos a nós mesmos e aqueles que nos ouvem (1 Tm 4:16). É a palavra inspirada por Deus quem nos ensina e exorta.

Cristo disse:
"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM"
(João 14:6)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Devocional: Perdoando como o Espírito perdoa

"E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos. Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe." (Lucas 17:1-4)

Cristo disse que sempre vão acontecer coisas que nos façam cair em pecado. Estaria ele profetizando derrota na vida seus discípulos? Não, de forma alguma! A verdade é que Cristo sendo Deus, também se tornou homem e conhecia o coração daquelas pessoas, assim como conhece o meu e o seu. Ele sabia que a natureza do pecado estaria a nos perseguir fazendo com que nossa resistência espiritual viesse debilitar-se. Ele foi tentado a pecar, mas diferente de mim e de você ele resistiu.

Quando alguém peca entristece o Espírito Santo de Deus, e esta tristeza é transmitida ao pecador de imediato através de um momentâneo vazio na alma, um sentimento de falha, que nos deixa chateados. E ele nso convence do pecado que cometemos (João 16:7-8), diferente da acusação que o diabo faz, este mesmo Espiríto Santo que se entristece volta a nos consolar e nos dá força para orar e pedir perdão por nossos erros. Então somos perdoados, passa-se um curto período de tempo e pecamos novamente. E o mesmo siclo se repete, e o Espírito Santo novamente nos perdoa.

É desta mesma forma que devemos perdoar um irmão que comete uma falta contra mim e você. Mas nossa natureza pecaminosa, a nossa soberba reluta a perdoar alguém que nos ofendeu, e com isto uma mágoa gera vários outros sentimentos ruins fazendo-nos até mesmo ignorar a quem nos ofendeu.

Que possamos fazer o que Cristo ordena e venhamos perdoar alguém que nos ofendeu. Exercite o perdão, verás que isto te trará muitos benefícios espirituais e sociais.

A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo e de nosso Espírito Santo Consolador esteja com todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

O que é o espinho na carne de Paulo?

"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar. De um assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isso, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. (2 Co 12.1-10)

Muitos tem dúvida, outros fazem afirmações que parecem estar corretas, mas vou mostrar à luz da bíblia o que é o espinho na carne de Paulo.

Já vi vários pregadores (sem desmerecer a nenhum, pois são verdadeiros homens de Deus), ministrarem esta passagem de Paulo com uma exegese incorreta do que o texto realmente quer dizer. Hoje ao terminar de ler, fui perguntar a algumas pessoas do local onde trabalho (graças a Deus 70% delas são cristãs) sobre o que elas pensavam ser este tal espinho. E a resposta não foi diferente do que eu estava acostumado a ouvir, mas que por algum motivo não tinha estudado este maravilhoso texto. A maior parte respondeu que seria uma doença, uma outra parte afirmou que a Bíblia não relata e alguns ainda preferiram não opinar. Todos estavam sem o devido entendimento do que o texto afirmava e ficaram surpresos ao saber a resposta simples, que estava no próprio texto, e nunca pararam pra analisar.

Vamos primeiro saber quem era Paulo. "Paulo nasceu em Tarso, na Cílicia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão) (na altura já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império romano, incluindo a atual Península Ibérica). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era" (Étienne Trocme). Seu pai, em circunstâncias que se desconhece, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos. (Fonte: Wikipédia)"

Ja vi inclusive Bíblias com a nova linguagem simplificada com uma tradução erronêa dizendo ser uma doença maligna, mas a resposta é que este espinho na carne de Paulo, era um mensageiro de Satanás, que a serviço de Deus, esbofeteava a Paulo todas as vezes que o orgulho dele falasse mais quea palavra, porque Deus havia dado revelações a Paulo das quais ele poderia se gloriar. E diz ainda que Paulo por 3 vezes orou pedindo para que este espinho fosse desviado (afastado, retirado em outras traduções) de seu caminho, porém Deus não atendeu a seu pedido. Não tem como uma doença esbofetear, espancar, molestar alguém da mesma forma que é provavelmente impossível uma doença se desviar do caminho de alguém. Uma doença não é uma pessoa, não possui vontade própria, logo não podemos afirmar algo que esta incorreto, quando a resposta está logo adiante no próprio texto.

Creio eu (deixo claro que a Bíblia não relata isto) que devido Paulo ser um homem de influência na sociedade, na política e religiosidade em geral, ele pudesse se vangloriar levando o povo a adorá-lo (ainda fazem isto em algumas religiões que não citarei por ética) como a um santo, ou até mesmo o Messias.

De qualquer forma, sabemos que Paulo foi um homem de Deus o qual sofreu perseguições, por várias vezes foi preso, inclsusive em regime domiciliar, mas manteve-se firme no evangelho de Cristo, e ministrou até sua morte.