segunda-feira, 26 de julho de 2010

Devocional: Dormindo em paz


"Eu me deito, e durmo tranquilo e depois acordo porque o Senhor me protege". (Sl 3:5)

Esta é uma frase do salmista rei Davi. Para entender o que se passava, Davi estava a fugir de seu filho Absalão que conspirou com mais que a metade do povo de Jerusalém a seu favor para se tornar rei em lugar de seu pai Davi. Isto ocorreu para que se cumprisse o que o profeta Natã havia profetizado, "que a espada jamais se afastaria da casa de Davi". Davi amava muito seu filho, e optou por fugir, foi perseguido, traído, humilhado, mal-falado, perdeu temporariamente suas riquezas, sua moradia, estava agora correndo perigo de morte tanto ele quanto Bate-seba sua mulher (que não era a mãe de Absalão), e Salomão seu filho e escolhido para ser herdeiro legítimo do trono. Mesmo assim Davi em meio a lutas, em meio ao medo, podia se deitar e dizer: "Eu me deito, e durmo tranquilo e depois acordo porque o Senhor me protege".(2 Sm 15)
Quantas vezes nos encontramos em uma situação parecida com a de Davi - somos perseguidos, sofremos acusações injustas, somos humilhados em nosso emprego, na familia, zombados, as dívidas nos acusam a todo momento, quando fazemos uma escolha errada e as consequencias são problemáticas - e se torna difícil lidar com o medo, nossa mente fica abalada em um único pensamento de derrota, nosso psicológico se altera a tal ponto de nos trazer males comuns na sociedade atual, a ansiedade, o stress, a crise do pânico, a depressão. Ficamos como zumbis, passando noites em claro se revirando na cama, querendo dormir porém a insônia é mais forte que o sono. Porque isto acontece com a gente, até mesmo com pessoas cristãs?
A resposta é simples, porque ainda não colocamos totalmente nossa confiança naquele que guarda a mim e a você. Porque estamos mais preocupados em enxergar com nossos olhos humanos carnais, do que com os olhos da fé espirituais, deixamos o medo e insegurança nos controlar quando quem deveria estar controlando nossas vidas é o Espírito Santo. Quando olhamos amendrontados para o nosso problema é o mesmo que estivessemos negando ao Criador que é onipotente para nos ajudar, e que inclusive criou o problema em nossa vida para nos provar para que fossemos aperfeiçoados na fraqueza (2 Co 12:9). Há um ditado popular que diz: "Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga ao seu problema o tamanho do seu Deus".
Que isto venha ser uma realidade em nossas vidas, que possamos confiar inteiramente em Deus, sabendo que é Ele quem permite tudo e é fiel para nos livrar e nos dar uma noite de tranquilidade e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário