Loading...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deus não vê, como vê o homem

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)


Davi foi chamado “O homem segundo o coração de Deus”. Mas antes de ser conhecido e venerado por seu povo, era discriminado por sua aparência e fragilidade. Era ruivo, e os ruivos naquela época eram desprezados. Foi o último a ser chamado para a escolha da unção, porque foi perguntado se não havia outro (1 Sm 16:11). Foi desdenhado por Saul quando se ofereceu a peleja contra o gigante filisteu Golias ( 1 Sm 17: 33). Foi insultado pelo gigante Golias na hora da peleja (1 Sm 17:42). Mesmo assim foi o escolhido para livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus, porque “Deus não vê como vê o homem!”

Jacó foi filho de Isaque, irmão de Esaú. Esaú vendeu seu direito de primogenitura a Jacó (Gn 25:31-34). Rebeca mãe de Jacó, ouviu a conversa de Isaque com seu filho Esaú e fez com que Jacó enganasse seu pai, para receber a benção da primogenitura. Mesmo sendo um enganador, que usou o nome de Deus para mentir diante de seu pai (Gn 27::20), o Senhor o abençoou com ricas promessas (Gn 28:13:15), porque “Deus não vê como vê o homem!”

Moisés era hebreu. Foi escondido e deixado em um cesto no rio, para que sua vida fosse salva das mãos de Faraó do Egito. A filha de Faraó o encontrou e o tomou como filho (Ex 02:9-10). Moisés quando se tornou adulto, se enfureceu por ver um egípcio maltratando a um hebreu, e matou-o. Foi então para a terra de Mídiã, onde habitou com seu sogro Jetro e sua mulher Zípora. Enquanto apascentava o rebanho de seu sogro no deserto, foi até o Monte Horebe onde Deus falou-lhe. Moisés porém questionava sua capacidade diante de Deus (Ex 03:11), (Ex 04:1; 10; 13). Moisés estava olhando para sua incapacidade de falar, estava visando sua humanidade e temendo ser desacreditado. Foi um homicida (Ex 02:11-12) porém foi o escolhido de Deus para exercer sua missão, porque “Deus não vê como vê o homem!”

Sansão era filho de Manoá. Foi o escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe que era estéril, para ser o libertador do povo de Israel das mãos dos filisteus (Jz 13:5). Sansão era Nazireu, e o Espírito de Deus se apoderava dele grandemente dando-lhe uma força surpreendentemente assustadora. Se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque chamada Dalila, a qual o traiu fazendo pacto com os príncipes dos filisteus. Este pacto consistia em descobrir o segredo da força de Sansão, em troca receberia “mil e cem moedas de prata” de cada um dos príncipes (Jz 16:5). Dalila por muitas vezes havia tentado Sansão a dizer-lhe o segredo, porém Sansão sempre mentia a ela, até que em um dia seu coração se entregou completamente a ela e decidiu-lhe contar (Jz 16:17). Perdendo suas forças, o povo zombava dele no templo por seu enfraquecimento. Sansão porém clamou a Deus pedindo novamente suas forças para se vingar então O Senhor novamente o devolve a força, e ele derruba o templo sobre si e os filisteus, e morre (Jz 16:23-31). Sansão foi adúltero, desobediente ao Senhor, mesmo assim Deus o escolheu para livrar Israel dos filisteus, porque “Deus não vê como vê o homem!”

Diante de tantos exemplos que temos na Bíblia, de homens e mulheres que se julgaram incapazes ou que aos olhos dos homens seriam inúteis para uma missão, que a nossos olhos mereceriam a punição em lugar de honra, vemos que as maiores obras de Deus foram demonstradas através de suas vidas. Deus não atenta para a aparência, Ele não olha para suas finanças, suas limitações, suas fraquezas, e ainda que você peque uma vida toda se no fim você tiver a oportunidade de se arrepender Ele é misericordioso para te perdoar e ainda cumprir um propósito em prol do Reino através de tua vida. Mas não espere chegar o momento difícil na vida para se arrepender e adorar a Deus, faça a missão que Deus tem te dado com amor e dedicação, dê o seu melhor! Não se julgue incapacitado para nada, você é capaz e tem um Deus que o capacita a cada momento que você precisar. Basta acreditar e confiar...

Perguntas para devocional:
- Tenho eu estado preocupado com a aparência, ou com o meu coração?
- Tenho eu glorificado a Deus confiando que ele é o único que me capacita?

Um comentário: