terça-feira, 27 de julho de 2010

Devocional: Sendo luz na escuridão

"O Senhor me disse: Você não será apenas o meu servo que trará de volta os israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro." (Is 49:6)

Qual é o motivo da luz existir no mundo? A palavra de Deus diz que "Deus é luz, e nele não há trevas alguma"(1 Jo 1:5).
O texto diz que Isaias foi escolhido por Deus antes mesmo quando estava no ventre da mãe, para ser uma luz aos gentios e levar salvação para muitos. Qual a função da luz? É simples, iluminar a escuridão. E o que é a escuridão? Segundo Newton, é a ausência da luz.
Humanamente falando, o autor usou a palavra luz para de alguma forma tentar transpassar para nós a definição do Criador de uma forma que pudessemos entender a essência de Deus, porque nossa mente finita não pode entender o infinito, somos criaturas e jamais iremos conhecer a Deus em toda sua essência.
A luz faz parte de nosso cotidiano, podemos dizer que no século que vivemos é impossível viver sem a luz. Através da luz é realizada a fotossíntese nas plantas, é que nossos ossos são capazes de produzir uma maior quantidade de calcio, com ela podemos enxergar o que está oculto na escuridão. Existem diversas fontes de luz, mas não há luz como a de Deus. A Bíblia diz que Deus habita em luz inacessível, então é algo que está fora de nosso alcance enquanto estivermos com este corpo corruptível (1 Tm 6:16). Sabemos agora a importância da luz no cotidiano e nas escrituras, e que somos luz para iluminar a escuridão.
Qual o sentido principal do texto? O autor usa uma linguagem figurativa, para que possamos entender que somos nós a levar a palavra de salvação às pessoas. As pessoas que não tem Cristo estão em profunda escuridão, e não são capazes de enxergar o caminho por não ter quem lhes traga a luz necessária para as guiarem, elas possuem olhos porém não há luz que as guie, são cegas pelo pecado e seus prazeres ilusórios e passageiros que levam a condenação, caminho para o inferno. Naquela época não havia energia elétrica, usavam-se lamparinas feitas de barro com óleo e fogo para iluminar. Você tem sido uma luz na escuridão, ou tem deixado a escuridão prevalecer sobre a luz em sua vida? (Lc 11:34-35).
Usando de uma analogia, poderia citar que para sermos luz é necessário ter a unção do Espírito (óleo), e a chama do amor de Cristo que é a própria luz! (Jo 1:4). Se deixarmos uma destas coisas faltar, a chama não poderá ser alimentada e a luz isrá se dissipar. Há em nosso meio, muitos que estão se deixando levar por um falso evangelho de prosperidade, deixando sua chama ser apagada por ventos de doutrinas vindas do inferno. O verdadeiro evangelho é firmado na palavra que é luz para nosso caminho, é um evangelho de conserto, de exortação, de renuncia, de levar a a palavra a toda criatura e fazer discípulos dela, a palavra que cura, salva e liberta. Deturparam a palavra do evangelho, estão comercializando a luz como verdadeiras empresas de companhia elétrica a preços exorbitantes, visando o lucro, ganhar dinheiro quando o foco principal e único do evangelho é o de ganhar almas. Evangelho é boas novas, a prosperidade faz partedo evangelho, mas não é o centro, Cristo é o centro, é a palavra, é a luz. Quer ser uma luz no mundo, alimente a chama, seja imitador de Cristo, a luz é visível a todos que a olham, mas há muitos que escondem a sua identidade de cristão. Espero que não seja você amigo leitor um destes, mas se for ore para que Deus renove suas forças, leia a Bíblia, congregue, busque a Deus que é a fonte de toda luz.
Que não sejamos imprudentes como as virgens da parábola que deixaram o óleo acabar e não puderam adentrar a festa do noivo. Que a nossa oração seja esta:
"Senhor Jesus acenda em mim novamente a chama do teu amor, para que eu possa levar tua palavra como uma luz para ilumminar vidas que necessitam enxergar o teu caminho. Que o óleo da sua unção se multiplique a cada dia em minha vida e que eu não venha ser levado por ventos de doutrinas vãs que distorcem o sagrado evangelho que nos deste a pregar. Nos santifica segundo a sua essência é o meu pedido amém."

Um comentário:

  1. Mto bom teu devocional
    curto simples e objetivo para os dias de hj
    continue sempre assim esta benção q es!!!!


    Deus te abençoe sempre
    Bjus nessa / RS

    ResponderExcluir