domingo, 10 de outubro de 2010

Apaixonados: PARTE 3


PROCURA CONHECER CADA VEZ MAIS SOBRE A PESSOA:
Aprendemos nas partes anteriores, que uma pessoa apaixonada deseja estar próximo e que quando isto não se faz possível a saudade faz com que seus pensamentos sejam direcionados para tal pessoa. O próximo passo que vou destacar será "conhecer".
O que é conhecer? A palavra conhecer vem do latim cognoscere (co + gnos) que quer dizer saber; ter noção, informação de algo ou alguém.
Um apaixonado procura "saber", "aprender" mais daquela pessoa a quem ele está devotando seu sentimento, procura minuciosamente saber todos detalhes sobre gostos musicais, comida preferida, estilo de roupa que curte usar, hobbyes, vocações, filmes, e se não curte algo que esta pessoa curta, faz um esforço surpreendente para se adaptar e gostar. Me lembro de certa vez em minha adolescência, apaixonado, comecei a gostar de uma garota que curtia de tudo em estilo musical menos rock e era fanática por um certo grupo de pagode. Eu procurei saber tudo sobre o grupo, inicio de carreira, letras das canções, vida pessoal para poder ter o que comentar com ela e mostrar que eu "era interessado" nos mesmos gostos. O final não poderia ser outro, não deu em nada e um tempo que eu poderia estar dedicando ao conhecimento de coisas que valessem a pena foi desperdiçado. Mas eu estava apaixonado, queria conhecer, queria mostrar a ela que eu conhecia sobre ela e o que ela mais gostava.
Agora levando para o assunto principal que nos interessa, aprendemos que conhecimento gera entendimento, e que o entendimento sobre certa coisa por sua vez faz com que tenhamos argumentos para debater com outras pessoas sobre interesses iguais e ou parecidos.
As perguntas para este texto são as seguintes: "Você tem buscado conhecer sobre Deus? Sobre seus ensinamentos, seu amor pelo mundo, entregando seu único Filho por cada um que lê este texto, nos dando o direito de sermos chamados também filhos se crermos? Você sabe quem é Jesus, quem é o Deus Pai e quem é o Espírito Santo?" Ou sua busca de conhecimento está centrada nos ídolos atuais desta vida? Atrizes ou atores, cantores, bandas, empresários, pessoas que nascem, crescem e morrem assim como você e eu um dia morreremos e iremos para a sepultura. Não é errado pesquisar sobre alguém, sobre algo que goste, eu faço isto direto, mas será que isto está em primeiro lugar na sua vida ou é Deus quem ocupa o primeiro lugar em seus pensamentos? Se uma pessoa chegasse até você e pedisse para que você ensina-se a ela quem é o Deus Triuno, você saberia explicar? Reflita contigo mesmo neste momento com sinceridade: "Você sente a cada dia o desejo de conhecer mais de Deus?"

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6.3)

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário