sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O temor transformador de Deus


"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7:14)

LIVRO DE JONAS

Jonas nasceu em Gate-Efer, cidade situada a uma hora de distância de Nazaré. Era filho do profeta Amitai. Diz a lenda Judaica que era filho da viúva de Sarepta, aquela a quem Elias ressucitara. Não sabemos se isso é exato, mas ele provavelmente foi discípulo do grande Eliseu, a quem sucedeu como profeta.
Jonas viveu durante o reinado de Jeroboão II e cooperou para tornar o reinado de Israel muito poderoso e próspero (2 Reis 14:25).


O temor de Deus na vida de um homem faz com que ele:
(Jonas cap.1-4)

a) Reconheça que Ele é Senhor
Jonas havia decidido fugir de diante da face do Senhor para Tarsis. Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade. Então os marinheiros ficaram aflitos e lançaram sortes para saber o porque de tamanho mal pairando sobre eles. A sorte caiu em Jonas. Jonas então lhes contou que estava fugindo de diante de Deus e que o lançasse ao mar para que ele se acalmasse. Então aqueles homens reconheceram que Deus é Senhor.

b) Clame a Deus; (Jn 1:14)
A seguinte ação que ocorre quando o temor de Deus atinge o coração do homem, é o clamor por sua vida. Aqui os marinheiros após reconhecerem que Deus é Senhor, clamaram em alta voz por suas vidas.

c) Ofereça sacrifícios e votos (Jn 1:16)
Após o clamor, vem a atitude de adoração. Oferecem sacrifícios e fazem votos ao Senhor.

d) Reconheça que do Senhor vem a salvação; (Jn 2:9)

e) Se arrependa;
Jonas não precisou dizer mais nada além do que uma simples frase, para que os ninivitas se arrependessem: "Ainda quarenta dias, e Ninive será subvertida". O arrependimento é dom de Deus, e mesmo em uma pequena pregação como o aviso de Jonas, podemos transmitir a salvação do Senhor.

f) Se humilhe; (Jn 3:5-6)
A humilhação de todo um povo e de seu "rei" é a maior prova de arrependimento já vista. Um rei se levantar de seu trono e se despir de suas vestes reais, vestir-se com pano de saco e se assentar nas cinzas é uma prova clara do que o temor de Deus é capaz de fazer na vida de um homem.

g) Se converta de seu mau caminho; (Jn 3:8)
O rei de Ninive ordenou que todos os homens e animais clamariam fortemente a Deus, e se converteriam de seus maus caminhos e da violência que havia em suas mãos.

h) Alcance o perdão de Deus. (Jn 3:10)
Um coração contrito move o coração de Deus. Os ninivitas haviam arrependido-se de seu mau caminho e obtido o temor em Deus. Com tudo o que fizeram, Deus se arrependeu do mau que os causaria e concedeu seu perdão.

Perguntas para devocional
 Tenho o temor de Deus em minha vida?
 Tenho eu mostrado as características de quem possui o temor de Deus?


“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.(PV 1:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário