domingo, 19 de dezembro de 2010

Ciclos viciosos

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mt 6.22-23)

Dicionário: Disposição habitual para certo mal; mau costume; defeito grave.
Origem: Vício vem do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito".


A graça e a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!
Hoje resolvi abordar um tema que acho interessante e oportuno, primeiro para minha vida, e conseguinte para a vida de vocês. O que é um ciclo vicioso?

Cada um de nós temos vidas diferentes, opiniões diferentes, idéias diferentes de como agir e pensar, enfim todos nós possuímos caráter diferente, é o que nos torna únicos e nos caracterizam por nossa simpatia ou antipatia para com outros. Mas há algo que todos nós possuímos dentro de nós, o que nos torna iguais independente de credo, raça ou classe social, algo terrível que se aproveita do vício para potencializar sua eficácia: o pecado (Rm 3:23).

Tenha isto em mente, o pecado não "escolhe a dedo" a quem atingir, seja você um ateu, um membro de uma igreja ou até mesmo um pastor (1 Co 10:12), ele vem pra consumir a todos que encontrar pela frente, como um vulcão em erupção, e destruir! Destruir sua vida emocional, família, trabalho e principalmente te levar a morte espiritual (Rm 6:23).

Um ciclo vicioso é algo que você prática constantemente com disposição consciente ou inconsciente (Gl 5:17). Todos os dias com a graça divina, Deus nos permite acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, tomar um café da manhã abençoado, trabalhar ou estudar, entre tantas coisas do dia a dia que praticamos de forma consciente do que estamos fazendo, até que dormimos e no dia seguinte o mesmo ciclo se repete (Sm 3:5). Nossa vida por si própria é um ciclo vicioso, porém nossas ações determinam a direção que este ciclo toma, se será bom ou ruim para nossa vida espiritual. Porém existe um tipo de ciclo maldito, que praticamos de modo inconsciente pelo qual espíritos malignos trabalham vinte e quatro horas do dia para enfraquecer ainda mais os fracos na fé e destruir vidas após vidas: o ciclo vicioso do pecado (Ef 6:12).

O ciclo vicioso do pecado tem sido uma ferramenta poderosa nas mãos do diabo, e vidas após vidas tem sido perdidas por meio de drogas, jogos, alcoolismo, prostituição, etc. Um dependente químico consumido pelo efeito das substâncias tóxicas das drogas, se torna tão dependente que chega ao ponto de praticar vários crimes para alimentar seu vício; ele perde todas suas capacidades mentais enquanto está sobre o controle da droga e se torna uma pessoa totalmente diferente, transtornada, a única coisa que interessa pra ele é praticar o seu vício sem se importar com as conseqüências que são fatais (Jo 8:44).

Um jogador consumido pelo desejo de apostar, "investe" seu dinheiro em sua aposta e deixa que a sorte o carregue; um dia vence e ganha milhões, no outro dia investe os milhões que ganhou numa nova aposta e perde tudo, não tendo dinheiro pra apostar, aposta a escritura de sua casa na tentativa ilusória de recuperar o que foi perdido e deixando novamente sua vida ser decidida pela sorte, então perde novamente e mais do que isto, sua esposa o deixa, ele fica sozinho no mundo abandonado, mais um mendigo "invisível" pelas ruas de nossa sociedade calculista e gananciosa. Da mesma forma acontece com um alcoólatra (Jo 10:10).

Mas o maior mal de nossa geração é a prostituição (Gl 5:19). A lascívia, a imoralidade sexual tomou conta de nossa sociedade e tem difundido suas idéias nas mentes de nossas crianças, jovens e adultos de forma pesada e aberta através da música, "documentário cultural", novelas, filmes e até mesmo (acreditem) por meio desenhos infantis. O funk carioca, mais conhecido como "pancadão" (particularmente pra mim não considero nem como estilo musical) tem destruído os jovens através de suas letras vulgares e danças sensuais que caracterizam movimentos sexuais, se tornando a principal arma de satanás em nossos dias. Fiquei abismado quando vi uma criança dançando um destes ditos sucessos, e pensei comigo mesmo "O que será da família daqui há alguns anos, com tanta porcaria sendo ensinada desde a infância a nossos sucessores?".

A internet é um prato cheio para hospedagem de vários sites pornográficos gratuitos para que sejam acessados, fazendo com que cada vez mais pessoas sejam enfraquecidas espiritualmente com o conteúdo explícito e malicioso do sexo antes do casamento (Hb 13:4). Não tenho vergonha em comentar aqui algo que talvez muitos não teriam coragem de assumir publicamente, mas se posto é porque sei que isso irá ajudar outros que estejam na mesma situação que já me encontrei, mas eu era um viciado em acessar tais páginas, talvez pela curiosidade grande no assunto e com certeza por ter dado espaço para o inimigo atuar, mas eu agradeço a Deus por ter me sustentado e por sua infinita graça e misericórdia é que me conservo puro até hoje. Coloquei em minha mente que pra ter um casamento abençoado, uma vida abençoada é necessário se abster da imoralidade sexual, Deus se alegra quando sentimos prazer, o sexo é algo bom porém quando é praticado segundo mandam as escrituras, quando praticado após o casamento com a pessoa a quem você ama e somente com esta pessoa (1 Co 7:1-5).

Não podemos deixar que nossa vida tome um rumo diferente da que Deus planejou para nós, o Senhor quer que tenhamos uma vida em abundância, uma vida repleta de paz e amor. Não podemos caminhar em círculos, voltando sempre ao ponto de partida, praticando os mesmos pecados vis há tantos dias, meses ou até anos. Devemos seguir um caminho contínuo olhando pro alvo que é Cristo (Jo 14:6), se você se encontra em uma ou várias desta situações e não professa a mesma fé em Jesus Cristo que eu professo, eu te faço um convite especial, que pode ser o convite mais precioso que você terá a oportunidade de ter na vida. Você quer seguir este novo e vivo caminho?

Se sua resposta for SIM, ai mesmo onde você está, peça perdão por seus pecados, mesmo que sejam muitos e você os considerem imperdoáveis, Jesus é capaz de perdoar qualquer pecado, afinal ele morreu para que você tivesse esta chance de ser perdoado hoje! Repita esta oração:

"Senhor Jesus, eu sei que errei, reconheço que sou pecador e que necessito da sua graça e perdão. Purifica-me de meus pecados, escreva meu nome no livro da vida e me receba como filho, pois eu estava perdido porém hoje estou aqui. Me conceda o seu Espírito Santo para que em momentos de fraqueza eu venha ser consolado, e me de a sua graça, amém!".

Jesus disse:
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário