quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Limpando a casa espiritual

"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós?" (1 Coríntios 6:19)

Bom dia a todos e a paz do Senhor Jesus! Este é o último post do blog no ano de 2010, e eu quero falar de uma forma figurativa sobre mudança, sobre renúncia, sobre escolhas a serem feitas entre outros assuntos que iremos ler adiante.

Estou digamos que num período de “férias trabalhista” desde outubro quando pedi demissão de meu emprego e neste período que passei em minha casa fiz uma série de atividades que me ensinaram bastante coisas, das quais observei e relacionei com a vida espiritual de um cristão. Aprenda uma coisa, tudo a nossa volta é motivo de aprendizado, em tudo o Senhor Deus nos da oportunidades de adquirirmos conhecimento e sabedoria pra toda vida.

Acordei pela manhã e observei que a casa estava bagunçada e cheia de pó, aqui em minha casa graças a Deus a família toda trabalha e meus irmãos menores estudam, sendo assim a limpeza geral da casa fica apenas para fim de semana o que faz com que acumule a poeira. Então resolvi limpar e arrumar a casa a fim de deixa-la agradável a minha presença e a de outros que fossem visitar, e a fim de que minha mãe se agradasse da limpeza, enfim peguei uma vassoura e comecei a varrer a casa toda. Uma quantidade grande de sujeira foi aparecendo a cada instante que varria, a acumulei em um canto e depois joguei fora, e pensei comigo: “Meu Deus quanta sujeira, e nem aparentava estar tão suja assim!”. Peguei um rodo, balde e desinfetante e comecei a limpar o chão da casa fazendo com que os pisos brancos ficassem realmente brilhando e sem manchas. Joguei a água e sequei toda a poça que se formou, deixando o ambiente com um ar agradável de se respirar e vislumbrar. O passo seguinte foi retirar o pó de móveis e objetos e então reorganiza-los. Era tanta coisa a se fazer e tanta poeira que uma coisa que aos meus olhos parecia simples de se limpar se tornou em uma tarefa árdua e cansativa. Enfim após um longo período do dia consegui finalmente terminar meu objetivo e já cansado então fui descansar e comecei a relacionar estas coisas que havia feito com a vida espiritual.

No dia seguinte peguei a vassoura e fui varrer a casa, e pra minha surpresa já estava acumulada sujeira novamente, só que em quantidade menor, era pouca mas havia. Assim como a poeira que já se preparava pra acumular nos móveis e objetos. E também a sala já não estava tão arrumada como eu havia deixado. Percebi que era necessário limpar e reorganizar, porém não levou mais do que meia hora pra fazer tudo isto e já estava tudo bonitinho novamente. Mais um dia se passou, mesma rotina cumprida. Com o passar de alguns dias, fazendo outras atividades concernentes a vida pessoal, fiquei sem limpar e arrumar a casa por cerca de quatro dias. Quando percebi que novamente estava como no primeiro estado relacionado aqui no texto, cheia de pó e bagunçada, resolvi então fazer uma nova limpeza. Para meu espanto estava tão suja que não entendi como poderia ter sujado tanto em tão pouco tempo! Tive que fazer uma limpeza geral outra vez e não apenas uma básica. Aprendi que se limpando a casa todos os dias era bem mais fácil mante-la bonita e agradável.

Desta mesma forma é com a nossa vida, com a nossa casa espiritual. A gente deve acordar todos os dias e observar cada ponto que precisa ser organizado, que precisa ser limpo que precisa ser mudado. Então devemos tomar a decisão de fazer esta limpeza interior, pedir para o Espírito Santo varrer toda sujeira acumulada, todo pecado que se encontra escondidinho debaixo de um tapete ou sofá, coisa que para nós já se tornou tão comum, que já não consideramos pecado se utilizando de uma frase que o diabo se aproveitou para utilizar para as trevas e confundir muitos cristãos: “Não tem nada ver”. É necessário organizar nossa vida, observar os pontos em que estamos falhos: relacionamento familiar, leitura da Bíblia, jejum, oração. Se uma ou mais destes quesitos estiver fora de lugar em sua vida, é necessário pedir que o Senhor te dê ânimo e forças para que a prática destas coisas venha ser feita diariamente. Me desfiz de muitas coisas que eu não utilizava mais, revistas, discos e dvd’s de bandas seculares, conteúdos que não edificam o espírito e nem tampouco trazem benefícios para nenhuma área da vida. Quantas revistas de fofocas você tem lido ultimamente deixando a Bíblia de lado, preferindo saber da vida de alguém que nem sabe que você existe? Ou faça a contagem de quantos filmes seculares você viu neste ano e quantos filmes realmente interessantes e espirituais você assistiu pra edificar o espírito? Você ouve mais música mundanas que exaltam a homens, mulheres e sentimentos do que músicas de exaltação ao único Deus digno de louvor e toda adoração? Não vou dizer que não escuto música secular porque as vezes ainda me pego ouvindo, mas graças a Deus dei o primeiro passo para que esta prática seja dissipada de minha vida completamente, e se tornou raro a vontade de escutar.

Não devemos amar o mundo nem as coisas que há no mundo, se amamos o mundo o amor de Deus Pai não está em nós (1 Jo 2:15-16). Cristo disse que devemos amar a Deus sobre todas coisas, e somos templo do Espírito Santo de Deus (1 Co 6:19), será que o Espírito Santo iria se agradar de chegar na casa que é dele e encontra-la toda suja e bagunçada, cheia de coisas do opositor? Melhor se coloque no lugar, e imagine você chegar em seu quarto e ver tudo bagunçado, fora dos padrões que você se agrada, sendo um rockeiro e encontrar cds de axé e pancadão por tudo quanto é lado no lugar de seus cds? Pois é, sentiu a pressão...

Que possamos a cada dia limpar a casa espiritual, com a leitura da Palavra, jejuando sempre que possível, orando em todo tempo e sendo vigilantes. Não podemos deixar pro dia seguinte, afinal se deixarmos passar os dias ficará mais difícil de se limpar e organizar, o momento é agora tome esta decisão neste momento, não deixe para 2011 o que você pode fazer ainda hoje em 2010. Entre em um ano totalmente novo com uma casa totalmente limpa, tire de debaixo do tapete aquele pecado oculto que te acompanha por tanto tempo e peça perdão a Deus hoje mesmo! A você que ainda não se decidiu por uma vida com Deus, peça que Cristo entre em seu coração e faça morada, faça como Zaqueu e o convide para entrar.

Desejo a todos um feliz 2011, um ano de conquistas, virão lutas mas tenham certeza de que a vitória também virá. Um abraço a todos e até o ano que vem, fiquem na paz do Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário