“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaias 53:4-5)
A graça e a paz de nosso SENHOR e salvador Jesus Cristo!
Uma vez ministrei em minha igreja em um culto de vigília sobre a necessidade de evangelizarmos. As pessoas hoje vivem tão ocupadas com os afazeres do dia a dia, cuidando daquilo que é material e acabam se esquecendo de cuidar do corpo espiritual. O resultado disto: pessoas verdadeiramente fracas e doentes. Chegam a um estado de fraqueza, de “coma espiritual” tão avançado que não são capazes de ir até o “hospital espiritual”: A igreja. Analisando esta situação o Espírito Santo me deu uma palavra para ser dita naquela noite e quero compartilha-la aqui também no blog, sobre a importância de sermos UTI’s espirituais!
O que significa UTI? Qual a sua utilidade na sociedade?
UTI é a Unidade de Terapia Intensiva existente nos hospitais e destinada ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida, que requerem monitoramento constante (24 horas) e cuidados muito mais complexos que o de outros pacientes. (...) O objetivo básico das UTI`s é recuperar ou dar suporte às funções vitais dos pacientes enquanto eles se recuperam. (Fonte: Infoescola)
Quero dividir este sermão em duas partes. A primeira: Os doentes.
Quais são os sintomas básicos de uma pessoa que está doente? Indisposição, insegurança, desespero, dor e agonia.
A indisposição impossibilita o doente de fazer aquilo que ele comumente faria em seu estado sadio. O doente fica reprimido, preguiçoso, fraco, sem desejos e vontades. O único desejo que sente é o de se deitar e dormir, esperando que quando acordar estará curado de seu atual estado. Porém quando abre seus olhos, percebe que seu estado piorou, que a simples febre que sentia agora está acompanhada de uma forte dor de cabeça. O doente espera que aquilo logo passe e vai-se um dia, dois, três... quando percebe que aquele mal não o deixa, logo vem a insegurança.
E ele sabe que está doente, mas não quer aceitar, porque ele quer acreditar que aquela enfermidade não o pode atingir, que ele é um “super humano”, que é apenas uma gripe forte que o está molestando. E decide que não irá ao hospital se consultar.
Semanas se passam, mesmo assim a enfermidade não foi embora e o pior de tudo é que ela piorou! O doente agora se entrega ao desespero e começa a procurar ajuda com os “entendidos medicinais”, aqueles famosos amigos que sempre sabem de tudo e que dizem aquilo que ele quer ouvir. Ele faz tudo que aquelas pessoas lhe disseram para ser feito e acredita que será curado se seguir tudo a risca. Os dias passam e nada de sua enfermidade passar, a dor piora e sente agora extrema agonia. Seu estado é tão deplorável que não tem forças nem para se levantar de seu leito.
Da mesma forma são as pessoas que não dão ouvido à Palavra de Deus. Elas são verdadeiros doentes, necessitados de tratamento médico em sua alma. Há em nosso meio muitos fracos e doentes, pessoas que antes exerciam o seu ministério e que hoje foram tomados pela indisposição, preferindo ficar sentado no banco da igreja para não se envolver. Há tantas pessoas feridas, fragilizadas pelo pecado e que não querem reconhecer que necessitam de ajuda, acham que seu pecado não é tão grave e que não estão doentes. Ou se reconhecem que estão doentes, preferem se “automedicar” ou pedir conselhos a pessoas que não entendem a mesma fé, e que não podem curar aquilo que está no espírito. E quando reconhecem de fato que estão doentes, preferem abandonar o hospital – a igreja – porque o remédio que é dado – a Palavra – é muito amargo, arde na ferida e preferem se isolar em suas casas. O resultado que resta para este doente? A morte! Morte espiritual.
Agora quero falar da segunda parte deste sermão: As UTI’s.
A nossa natureza humana talvez nos leve a pensar das seguintes formas: “Eu já cansei de convidar aquele lá pra ir à igreja...”, “Aquele lá? Não tem mais jeito!”, “Eu estou fazendo minha parte, a salvação é individual.”, “Viu só?! Eu disse que era fogo de palha...”, “Não quero me envolver com aquele drogado!”, entre outras tantas que já ouvi por ai...
Te digo com certeza se você pensa desta forma, você precisa de cura espiritual pra sua vida! Imagine se Cristo tivesse desistido de qualquer um de nós por sermos tão pecadores, tão doentes!
A nossa missão é ir até aqueles que estão necessitados de tratamento especial e intensivo, aquelas pessoas que estão doentes espiritualmente, que já não conseguem se locomover, não tem forças para ir à igreja receber a cura para sua alma! Muitos de nós pensamos que para curar uma vida é necessário apenas que falemos a famosa frase “Jesus te ama!” e deixa-la que “shazam!” ela está curada. Lamento informar, mas pra você que pensa assim tenho que afirmar: você se enganou.
Para curar uma vida é necessário muito mais que isto. É necessário, tempo, dedicação, cuidado, instrução, paciência, amor e fé. Se você não tiver todas estas qualidades, é impossível você tratar um doente espiritual!
Uma ferida aberta não se fecha de um dia para o outro, ela necessita de cuidados diários, de limpeza constante para que não infeccione e volte a piorar. Se faz necessário um acompanhamento delicado usando o remédio certo, a palavra certa para a ocasião e tipo de doença que se está sofrendo. Não se pode chegar a uma pessoa triste por uma decepção amorosa e falar de prosperidade, muito menos falar do apocalipse a uma pessoa que nem mesmo conhece a Cristo. Remédios errados não funcionam e causam efeitos colaterais muitas vezes irreversíveis, aplique o remédio correto, se dedique na instrução da palavra!
É necessário também ter paciência para que a pessoa se recupere de seus ferimentos. Alguém que faz uma cirurgia difícil na perna não pode fazer muito esforço, é necessário acompanhamento, uma fisioterapia para que ela retome aos poucos o jeito certo de caminhar. Da mesma forma é necessário paciência e acompanhar passo a passo a evolução espiritual de uma pessoa que está dando seus primeiros passos no evangelho até que ela fortaleça suas pernas e se sinta segura de caminhar sozinha.
Somente consegue estas coisas aquele que tiver amor, porque sem amor ninguém é capaz de se doar as pessoas. É de nossa natureza nos preocupar apenas com nós mesmos sem se importar com os outros. Infelizmente muitos de nós esquecemos do principal dom que é o amor. Este é o melhor remédio: o amor (1Co 13:13). Muitos cristãos deixaram de acreditar no poder que a Palavra tem, de libertar, restaurar, curar e salvar! É dever de todos nós anunciar o evangelho aqueles que precisam, mesmo que leve tempo para uma alma se entregar ao tratamento da Palavra é necessário ter fé.
Seja você também verdadeiros UTI’s espirituais, não perca tempo! Lembre-se que sua decisão de ir em busca de uma alma é importante, e que sua demora em perceber isto pode custar uma vida!
Abraço a todos, Deus abençoe vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário