domingo, 30 de setembro de 2012

Estudo sobre o Espírito Santo


Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=a9R3su-XFSA&feature=g-upl
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=tKfP2YLwINU&feature=youtu.be
Parte 3 - http://youtu.be/ve_ZxiyYnSA


Esboço de um estudo ministrado dia 26 de setembro de 2012 em minha igreja - Igreja Batista El-Shaddai

Miquéias 3:8
“Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.”

Dentro deste estudo tentaremos responder as seguintes perguntas:

Quem é o Espírito Santo? Quais as suas características pessoais? Qual a sua ação na Terra e sua relação com o homem?

Quem é o Espírito Santo?

a) Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. O Pai e o Filho agem através dEle.
b) Ele não é uma força ativa; não é uma energia; não é apenas poder.

Seus atributos divinos:
a) Onisciencia - Tudo sabe
b) Onipresença - Está em todo lugar
c) Onipotencia - Tem todo o poder.

Seus atributos pessoais:
a) Intelecto - Ensina, capacita, faz lembrar.
b) Vontade - Permite e não permite.
c) Emoções/Sentimentos - Se entristece, se alegra, chora, se aborrece, ama.

Sua ação na terra e na vida do homem:
a) Trazer o homem ao arrependimento
b) Leva-lo a aconhecer e ter fé em Cristo
c) Nos convencer do pecado levando a santificação.


1) Algumas evidências que provam a existência do Espírito Santo:

Mateus 3:11
“Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;”

Gênesis 1:1-2
“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

2) O Espírito de Deus nos capacita, ensina, faz lembrar:

Êxodo 31:1-5
“Depois disse o Senhor a Moisés: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.”

João 14:26
“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

3) O Espírito Santo é quem distribui os dons:

Atos 2:1-4
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”

1 Corintios 12:3-11
“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

4) Algumas pessoas com o Espírito de Deus:

Gênesis 41:38 (José) Dom: Sabedoria, ciência, revelação e entendimento.
“Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?”

Números 27:18 (Josué) Dom: Fé, liderança.
“Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;”

Juizes 6:34 (Gideão) Dom: Fé, liderança.
“Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.”

Juizes 3:10 (Otniel, irmão mais novo de Calebe) Dom: Sabedoria, ciência.
“Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual prevaleceu a sua mão.”

Ezequiel 11:5 (Ezequiel) Dom: Profecia, revelação e entendimento.
“E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente.”


5) O Espírito Santo identifica o chamado na vida de alguém.

Atos 13:2
“Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”


6) Só podemos compreender as coisas de Deus se tivermos o seu Espírito habitando em nós.

1 Corintios 2:10-14
“Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

João 16:13
“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”


7) O Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza:

Romanos 8:26
“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

8) Podemos entristecer o Espírito Santo:

Isaias 63:10
“Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.”

Efésios 4:30
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

9) Se entristecermos o Espírito Santo continuamente ele pode se afastar:

1 Tessalonicenses 5:19
Não apaguem o Espírito.”

10) O único e maior perigo para um ser humano:

Mateus 12:31-32
“Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.”



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pecado: Prato saboroso que tras indigestão.


Deus me deu mais uma experiência de vida esta semana. Meu pai comprou bolinhos de queijo semana retrasada, daqueles que já compramos preparados necessitando apenas fritar para ficarem prontos. Nestes últimos dias o clima está bastante seco, umidade do ar muito baixa, cenário perfeito para se evitar ingerir alimentos gordurosos.

Os bolinhos foram fritos e por passarem do ponto de serem retirados ficaram um tanto torradinhos e enxarcados de óleo. Olhei para aqueles bolinhos naquele estado e dentro de mim eu sabia que se os consumisse do jeito que estavam poderia ter problemas, mas a vontade de comê-los, de sentir o sabor do recheio de queijo estava tão forte em mim que acabei ignorando todo o aspecto e disse a famosa frase que talvez você já tenha utilizado: "Ah, só um pouquinho não vai me fazer mal!".

Só que quando se come algo saboroso do qual você gosta muito e o prato está servido na mesa, é quase impossível comer pouca quantidade. E foi o primeiro, segundo, terceiro, quarto... não recordo quantos comi, mas me lembro que de tantos fiquei empanturrado. E no primeiro o sabor era muito bom, porém conforme ia aumentando a quantidade se tornava enjoativo, desgastante. E o resultado indesejado certamente veio!

Comecei a sentir pequenas dores no abdômem, queimação, flatulência e por mais que eu não comesse alimentoo algum tinha sempre a sensação de estar com o estômago cheio, inchado. Passou um dia, dois, três, quatro, cinco. E em todo este período de tempo minha consciência acusando: "Ta vendo só? Bem feito, foi querer ser guloso."; "Não deveria ter comido aquilo.". E as dores aumentando gradativamente.

No sexto dia tomei a decisão de ir a um conhecido farmaceutico daqui da cidade explicar a situação que eu estava passando e dizer o que eu havia feito para chegar aquele ponto. Depois de explicado, ele deu o diagnóstico, receitou um medicamento, estou tomando o medicamento há duas semanas e obtendo a cura de minhas dores.

O Espírito Santo me fez entender e aprender que da mesma forma acontece quando decidimos experimentar o pecado. Vemos aquele pecado servido em um prato, olhamos para ele e sabemos que se o praticarmos iremos ter consequências penosas para nosso corpo espiritual. Porém o sabor do pecado, seu cheiro nos atrai de forma tão intensa que somos tentados a ignorar as consequências danosas que ele nos trás e dizemos: "Ah só um pouquinho..."; "Só um copo de cerveja não faz mal."; "Só olhar esta foto sensual não faz mal."; "Só dar uns pega mais intensos na hora do beijo, dá nada.".

Só que um prato saboroso que está posto a mesa, servido para você comer nunca deixará de ser comido por completo! E aí então você comete o pecado e as consequências vem, você fica se acusando o tempo todo por este pecado em sua consciência, sofrendo e tendo o espírito abatido dia após dia, noite após noite. Até que você toma a decisão de ir até Cristo arrependido do que fez, confessa seus pecados a ele, e ele o perdoa, te dá a receita dos medicamentos necessários para sua cura e as regras do que não fazer.

A receita está em Gálatas 5:16 - 26

Leva um certo tempo para que esta saúde espiritual seja restaurada, porém se seguirmos o receituário do Mestre Jesus e negarmos o prato saboroso que é o pecado viveremos uma vida espiritual saudável.

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos! Amém.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

De que forma você enxerga seu problema?

 1 Samuel 17

O texto de 1 Samuel 17 narra a história de uma guerra entre dois povos: o povo filisteu e o povo israelita. Dia após dia o exército israelita sofria com a opressão e zombaria do povo filisteu que possuía consigo uma arma de guerra poderosa, um guerreiro que media aproximadamente três metros de altura chamado Golias. Ele desafiava o povo de Israel dia após dia, e o povo nada fazia para se defender.

Porém havia um entre todo o povo que não aceitava aquela situação e que confiava em alguém muito maior que aquele gigantesco problema. Este jovem era Davi.

Davi não se intimidou com o tamanho daquele guerreiro, nem com sua aparência agressiva e assustadora. Afinal, em determinados momentos de sua vida para salvar seu rebanho ele havia derrotado dois poderosos inimigos: o leão e o urso. Ele enfrentou o gigante arrogante com apenas cinco pedras e uma funda, armas simples que deram início a solução daquele problema que ele estava enfrentando. Por final derrotou o gigante usando a arma do próprio gigante!

Vou usar este episódio para demonstrar o que acontece em nossa sociedade hoje. A maioria das pessoas convivem dia a dia com o problema em sua vida aceitando serem ridicularizadas, humilhadas, minimizadas por olharem para as circunstâncias que aquele problema está trazendo. Aceitam viver desta forma com medo de que se fizerem alguma coisa serão derrotadas por este problema, podendo até piorá-lo. Mas venho te encorajar que em nosso tempo, em nossa sociedade também existem os "Davis".

Davi foi o único corajoso a decidir enfrentar o gigante, o maior problema daquele povo. Ele foi o responsável por trazer a coragem e a esperança de volta a um povo que havia decidido ignorar e conviver com o problema. Ele confiou naquele que era maior que o gigante filisteu: 

"Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo." (1 Samuel 17:37)

Deus não vai te dar a solução completa de seus problemas, mas irá te dar sabedoria para enfrentá-los usando armas simples, mas que você conheça. E no final te dará a vitória usando a arma de seu próprio problema.

Para você sair de um problema é necessário tomar uma atitude e dar o primeiro passo. Não ficar parado e aceitar o problema te consumir, tirar seu sono noite após noite, dia após dia te cansando e afetando sua saúde física e espiritual. É necessário colocar a confiança em Deus e decidir no coração encarar o problema como uma formiga e não como um leão. Preste atenção nesta lição: "O seu problema tem o tamanho e força que você decide que ele tenha".

Se você enxergar seu problema com a forma de uma formiga, você irá passar por cima dele e seguir adiante. Se você enxergar seu problema com a forma de um leão, você poderá ser devorado por ele. Mas saiba que mesmo que você enxergue seu problema como uma cova cheia de leões famintos, se você confiar e se manter firme em Deus, ele pode te livrar dele como fez com Daniel.

Deus abençoe a vida de todos vocês!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Paz?

 "A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe. "(Isaias 57:19b)

Você tem paz? Alguma situação a tem tirado de você? Você sabe o que é a paz?

A palavra paz vem do hebraico "Shalom" que representa "bem estar; saúde; prosperidade; segurança" em outra palavra seu significado representa "tranquilidade".
 
Segundo o dicionário português Priberam, a palavra paz significa "Quietação de ânimo, ausência de guerra, de dissensões, sossego, tranquilidade, boa harmonia, concórdia, reconciliação, paciência, pachorra."

Jesus logo após sua ressurreição, ao aparecer de repente aos discípulos, os abençoou dizendo: "Que a paz esteja com vocês!" (Lucas 24:36b). Ele tinha conhecimento do que cada um necessitava, conhecia muito bem o que deixava cada um atribulado, mas sempre os acalmava trazendo a paz.

A paz só pode ser dada por aquele que é o criador e possuídor próprio dela: Deus! Ele é a própria paz! (Efésios 2:14) Veja o que afirmam os versículos a seguir:

"SENHOR, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras." (Isaías 26:12)

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)

"Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (2 Coríntios 1:2)

A paz verdadeira que o ser humano precisa só pode ser encontrada em Deus! Não é uma paz como a do mundo falada e prometida mas não cumprida. Não é inconstante de forma que hoje você está tranquilo e amanhã está perturbado. Não é uma paz obtida por algum tipo de sentimento, não é de momento esta paz excede todo conhecimento (Filipenses 4:6-7) porque vem do próprio Deus infinito e somos seres finitos. Logo não pode ser estudada e muito menos compreendida, mas pode ser sentida!

E para sentir esta paz é necessário buscar e seguir o doador dela.

"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." (1 Pedro 3:11)

Para sentir paz é necessário se apartar do mal, se afastar do pecado e seguir a Jesus. Para se ter paz com Deus é necessário que reconheçamos a importância da justificação através da nossa fé em Jesus Cristo (Romanos 5:1), porque ele é o único mediador entre Deus e nós seres humanos.

Por isto o mundo não tem a paz, logo se não a possui não a pode doar. Não podemos dar algo que não possuímos, por isto o mundo apenas promete e luta pela conquista da paz, porque não a possui. Aqueles que não servem a Deus, que não tomaram uma decisão por aceitar pela fé que Jesus morreu por nós a fim de nos purificar de todo pecado reestabelecendo a comunhão perdida entre Deus e o homem jamais terão paz! Pesado não? Mas é o próprio Deus quem afirma isto.

"Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR." (Isaías 48:22 )

Sua vida financeira está decadente? Sua família está se destruindo? Seus sonhos estão frustrados a ponto de você não enxergar mais uma solução?

O que está esperando pra tomar uma decisão e ter paz real? Largue o orgulho, a religiosidade e dê uma chance a você! Convide Jesus pra tomar lugar em seu coração a fim de te dar paz em meio aos problemas, e ser justificado de seus pecados (Colossenses 1:20-22). Se você fizer isto te garanto que sua vida vai melhorar e a paz será apenas um efeito.

"E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre." (Isaías 32:17)

Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo sejam com todos vocês. Amém.