terça-feira, 11 de setembro de 2012

De que forma você enxerga seu problema?

 1 Samuel 17

O texto de 1 Samuel 17 narra a história de uma guerra entre dois povos: o povo filisteu e o povo israelita. Dia após dia o exército israelita sofria com a opressão e zombaria do povo filisteu que possuía consigo uma arma de guerra poderosa, um guerreiro que media aproximadamente três metros de altura chamado Golias. Ele desafiava o povo de Israel dia após dia, e o povo nada fazia para se defender.

Porém havia um entre todo o povo que não aceitava aquela situação e que confiava em alguém muito maior que aquele gigantesco problema. Este jovem era Davi.

Davi não se intimidou com o tamanho daquele guerreiro, nem com sua aparência agressiva e assustadora. Afinal, em determinados momentos de sua vida para salvar seu rebanho ele havia derrotado dois poderosos inimigos: o leão e o urso. Ele enfrentou o gigante arrogante com apenas cinco pedras e uma funda, armas simples que deram início a solução daquele problema que ele estava enfrentando. Por final derrotou o gigante usando a arma do próprio gigante!

Vou usar este episódio para demonstrar o que acontece em nossa sociedade hoje. A maioria das pessoas convivem dia a dia com o problema em sua vida aceitando serem ridicularizadas, humilhadas, minimizadas por olharem para as circunstâncias que aquele problema está trazendo. Aceitam viver desta forma com medo de que se fizerem alguma coisa serão derrotadas por este problema, podendo até piorá-lo. Mas venho te encorajar que em nosso tempo, em nossa sociedade também existem os "Davis".

Davi foi o único corajoso a decidir enfrentar o gigante, o maior problema daquele povo. Ele foi o responsável por trazer a coragem e a esperança de volta a um povo que havia decidido ignorar e conviver com o problema. Ele confiou naquele que era maior que o gigante filisteu: 

"Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo." (1 Samuel 17:37)

Deus não vai te dar a solução completa de seus problemas, mas irá te dar sabedoria para enfrentá-los usando armas simples, mas que você conheça. E no final te dará a vitória usando a arma de seu próprio problema.

Para você sair de um problema é necessário tomar uma atitude e dar o primeiro passo. Não ficar parado e aceitar o problema te consumir, tirar seu sono noite após noite, dia após dia te cansando e afetando sua saúde física e espiritual. É necessário colocar a confiança em Deus e decidir no coração encarar o problema como uma formiga e não como um leão. Preste atenção nesta lição: "O seu problema tem o tamanho e força que você decide que ele tenha".

Se você enxergar seu problema com a forma de uma formiga, você irá passar por cima dele e seguir adiante. Se você enxergar seu problema com a forma de um leão, você poderá ser devorado por ele. Mas saiba que mesmo que você enxergue seu problema como uma cova cheia de leões famintos, se você confiar e se manter firme em Deus, ele pode te livrar dele como fez com Daniel.

Deus abençoe a vida de todos vocês!

Um comentário:

  1. Isso mesmo, meu querido!! fico muito feliz em saber dessa sua condição, que Deus continue te capacitando e acrescentando cada dia mais o teu ministério, sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus! Beijãooo

    ResponderExcluir