domingo, 30 de setembro de 2012

Estudo sobre o Espírito Santo


Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=a9R3su-XFSA&feature=g-upl
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=tKfP2YLwINU&feature=youtu.be
Parte 3 - http://youtu.be/ve_ZxiyYnSA


Esboço de um estudo ministrado dia 26 de setembro de 2012 em minha igreja - Igreja Batista El-Shaddai

Miquéias 3:8
“Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.”

Dentro deste estudo tentaremos responder as seguintes perguntas:

Quem é o Espírito Santo? Quais as suas características pessoais? Qual a sua ação na Terra e sua relação com o homem?

Quem é o Espírito Santo?

a) Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. O Pai e o Filho agem através dEle.
b) Ele não é uma força ativa; não é uma energia; não é apenas poder.

Seus atributos divinos:
a) Onisciencia - Tudo sabe
b) Onipresença - Está em todo lugar
c) Onipotencia - Tem todo o poder.

Seus atributos pessoais:
a) Intelecto - Ensina, capacita, faz lembrar.
b) Vontade - Permite e não permite.
c) Emoções/Sentimentos - Se entristece, se alegra, chora, se aborrece, ama.

Sua ação na terra e na vida do homem:
a) Trazer o homem ao arrependimento
b) Leva-lo a aconhecer e ter fé em Cristo
c) Nos convencer do pecado levando a santificação.


1) Algumas evidências que provam a existência do Espírito Santo:

Mateus 3:11
“Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;”

Gênesis 1:1-2
“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

2) O Espírito de Deus nos capacita, ensina, faz lembrar:

Êxodo 31:1-5
“Depois disse o Senhor a Moisés: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.”

João 14:26
“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

3) O Espírito Santo é quem distribui os dons:

Atos 2:1-4
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”

1 Corintios 12:3-11
“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

4) Algumas pessoas com o Espírito de Deus:

Gênesis 41:38 (José) Dom: Sabedoria, ciência, revelação e entendimento.
“Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?”

Números 27:18 (Josué) Dom: Fé, liderança.
“Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;”

Juizes 6:34 (Gideão) Dom: Fé, liderança.
“Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.”

Juizes 3:10 (Otniel, irmão mais novo de Calebe) Dom: Sabedoria, ciência.
“Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual prevaleceu a sua mão.”

Ezequiel 11:5 (Ezequiel) Dom: Profecia, revelação e entendimento.
“E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente.”


5) O Espírito Santo identifica o chamado na vida de alguém.

Atos 13:2
“Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”


6) Só podemos compreender as coisas de Deus se tivermos o seu Espírito habitando em nós.

1 Corintios 2:10-14
“Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

João 16:13
“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”


7) O Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza:

Romanos 8:26
“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

8) Podemos entristecer o Espírito Santo:

Isaias 63:10
“Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.”

Efésios 4:30
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

9) Se entristecermos o Espírito Santo continuamente ele pode se afastar:

1 Tessalonicenses 5:19
Não apaguem o Espírito.”

10) O único e maior perigo para um ser humano:

Mateus 12:31-32
“Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário