terça-feira, 20 de julho de 2010

O que é o espinho na carne de Paulo?

"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar. De um assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isso, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. (2 Co 12.1-10)

Muitos tem dúvida, outros fazem afirmações que parecem estar corretas, mas vou mostrar à luz da bíblia o que é o espinho na carne de Paulo.

Já vi vários pregadores (sem desmerecer a nenhum, pois são verdadeiros homens de Deus), ministrarem esta passagem de Paulo com uma exegese incorreta do que o texto realmente quer dizer. Hoje ao terminar de ler, fui perguntar a algumas pessoas do local onde trabalho (graças a Deus 70% delas são cristãs) sobre o que elas pensavam ser este tal espinho. E a resposta não foi diferente do que eu estava acostumado a ouvir, mas que por algum motivo não tinha estudado este maravilhoso texto. A maior parte respondeu que seria uma doença, uma outra parte afirmou que a Bíblia não relata e alguns ainda preferiram não opinar. Todos estavam sem o devido entendimento do que o texto afirmava e ficaram surpresos ao saber a resposta simples, que estava no próprio texto, e nunca pararam pra analisar.

Vamos primeiro saber quem era Paulo. "Paulo nasceu em Tarso, na Cílicia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão) (na altura já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império romano, incluindo a atual Península Ibérica). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era" (Étienne Trocme). Seu pai, em circunstâncias que se desconhece, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos. (Fonte: Wikipédia)"

Ja vi inclusive Bíblias com a nova linguagem simplificada com uma tradução erronêa dizendo ser uma doença maligna, mas a resposta é que este espinho na carne de Paulo, era um mensageiro de Satanás, que a serviço de Deus, esbofeteava a Paulo todas as vezes que o orgulho dele falasse mais quea palavra, porque Deus havia dado revelações a Paulo das quais ele poderia se gloriar. E diz ainda que Paulo por 3 vezes orou pedindo para que este espinho fosse desviado (afastado, retirado em outras traduções) de seu caminho, porém Deus não atendeu a seu pedido. Não tem como uma doença esbofetear, espancar, molestar alguém da mesma forma que é provavelmente impossível uma doença se desviar do caminho de alguém. Uma doença não é uma pessoa, não possui vontade própria, logo não podemos afirmar algo que esta incorreto, quando a resposta está logo adiante no próprio texto.

Creio eu (deixo claro que a Bíblia não relata isto) que devido Paulo ser um homem de influência na sociedade, na política e religiosidade em geral, ele pudesse se vangloriar levando o povo a adorá-lo (ainda fazem isto em algumas religiões que não citarei por ética) como a um santo, ou até mesmo o Messias.

De qualquer forma, sabemos que Paulo foi um homem de Deus o qual sofreu perseguições, por várias vezes foi preso, inclsusive em regime domiciliar, mas manteve-se firme no evangelho de Cristo, e ministrou até sua morte.

Um comentário:

  1. não concordo com você fabio,a mais ouyra versões mais forte do que esta sua,tipo ele mandou duas almas pro infeno,ele não conseguia ler o que ele escreveu

    ResponderExcluir