
Muitos tem dúvida, outros fazem afirmações que parecem estar corretas, mas vou mostrar à luz da bíblia o que é o espinho na carne de Paulo.
Já vi vários pregadores (sem desmerecer a nenhum, pois são verdadeiros homens de Deus), ministrarem esta passagem de Paulo com uma exegese incorreta do que o texto realmente quer dizer. Hoje ao terminar de ler, fui perguntar a algumas pessoas do local onde trabalho (graças a Deus 70% delas são cristãs) sobre o que elas pensavam ser este tal espinho. E a resposta não foi diferente do que eu estava acostumado a ouvir, mas que por algum motivo não tinha estudado este maravilhoso texto. A maior parte respondeu que seria uma doença, uma outra parte afirmou que a Bíblia não relata e alguns ainda preferiram não opinar. Todos estavam sem o devido entendimento do que o texto afirmava e ficaram surpresos ao saber a resposta simples, que estava no próprio texto, e nunca pararam pra analisar.
Vamos primeiro saber quem era Paulo. "Paulo nasceu em Tarso, na Cílicia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão) (na altura já havia uma diáspora de judeus que viviam espalhados pelo mundo, sobretudo na Pérsia, mas também em torno do mediterrâneo, em Alexandria e no norte de África, na Turquia, Grécia e outras partes do Império romano, incluindo a atual Península Ibérica). Nasceu numa data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era" (Étienne Trocme). Seu pai, em circunstâncias que se desconhece, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, educou-o na tradição judaica. Durante toda sua vida sua cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, como atestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos. (Fonte: Wikipédia)"
Ja vi inclusive Bíblias com a nova linguagem simplificada com uma tradução erronêa dizendo ser uma doença maligna, mas a resposta é que este espinho na carne de Paulo, era um mensageiro de Satanás, que a serviço de Deus, esbofeteava a Paulo todas as vezes que o orgulho dele falasse mais quea palavra, porque Deus havia dado revelações a Paulo das quais ele poderia se gloriar. E diz ainda que Paulo por 3 vezes orou pedindo para que este espinho fosse desviado (afastado, retirado em outras traduções) de seu caminho, porém Deus não atendeu a seu pedido. Não tem como uma doença esbofetear, espancar, molestar alguém da mesma forma que é provavelmente impossível uma doença se desviar do caminho de alguém. Uma doença não é uma pessoa, não possui vontade própria, logo não podemos afirmar algo que esta incorreto, quando a resposta está logo adiante no próprio texto.
Creio eu (deixo claro que a Bíblia não relata isto) que devido Paulo ser um homem de influência na sociedade, na política e religiosidade em geral, ele pudesse se vangloriar levando o povo a adorá-lo (ainda fazem isto em algumas religiões que não citarei por ética) como a um santo, ou até mesmo o Messias.
De qualquer forma, sabemos que Paulo foi um homem de Deus o qual sofreu perseguições, por várias vezes foi preso, inclsusive em regime domiciliar, mas manteve-se firme no evangelho de Cristo, e ministrou até sua morte.
não concordo com você fabio,a mais ouyra versões mais forte do que esta sua,tipo ele mandou duas almas pro infeno,ele não conseguia ler o que ele escreveu
ResponderExcluir