segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O verdadeiro sentido do Natal: Cristo ou negócios?

"E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Tm 4:4)

Boa noite pessoal, estamos na semana de natal, semana esta em que as pessoas começam a pensar mais em suas famílias, gastam suas economias com presentes para agradar a quem ama, enfeites natalinos e principalmente vinte e cinco de dezembro é escolhida para comemorar a provável data do nascimento de Jesus Cristo.

As pessoas do século vinte se tornaram muito consumidoras, e com isto foram criados vários feriados para incentivar ainda mais o consumo: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados, etc. Acontece que a real intenção da criação de tais datas comemorativas não é "homenagear e sim lucrar" com as vendas. Trabalhei com vendas muito tempo, e posso afirmar, as datas comemorativas aumentam o lucro de empresários de uma forma assombrosa, afinal criar datas comemorativas é criar o rótulo de que a pessoa precisa gastar para estar de acordo com a data como todos os outros, vizinhos, amigos ou familiares gastam. O ser humano tem necessidades que são alvos dos grandes investidores mundiais, a necessidade de se sentir amado, ser admirado, elogiado, e aproveitam esta necessidade para indiretamente difundir a idéia de consumir. Basta atentar para as propagandas direcionadas a cada data durante o ano e comprovarão o que digo.

Acontece que as datas comemorativas cristãs também foram afetadas por esta estratégia de consumo, e com elas o diabo se aproveitou para criar símbolos que desvirtuassem o verdadeiro sentido de tais datas. Antigamente era ensinado dos pais às crianças que o natal era a data em que se comemorava o nascimento de Jesus Cristo o salvador, que o natal era importante por se tratar do maior presente dado por Deus a humanidade: Jesus Cristo! Jesus era tido como o foco desta data. Mas foram criados símbolos para desviar a atenção da humanidade, fábulas que não possuem fundamentos bíblicos, que são heresias que como tantas outras visam desfalcar o verdadeiro sentido da palavra de Deus. As crianças de hoje ao chegar o natal não chamam por Jesus para que lhes conceda sua benção, para que agradeça e o reconheça como salvador, "único digno de ser lembrado e adorado nesta data", ao invés disto foi criado o "Papai Noel" caracterizado como "O bom velhinho", aquele que dá presentes se uma criança foi boa durante o ano. Prefiro Jesus que nos concede suas dádivas mesmo nós pecando o ano inteiro e nos concede o seu perdão, Cristo é o maior presente que alguém pode ter nesta vida.

Foram criados também a "árvore de natal", as "renas mágicas voadoras", "o Grinch". Note que o diabo procura sempre desviar a atenção das pessoas e engana-las com suas fábulas, O Grinch é um personagem que possui uma história interessante. Ele tem um caráter cruel, e possui um coração pequeno e vazio. Para destruir o natal e a felicidade das pessoas, ele rouba todos os presentes de natal que seriam dados. No fim ele tem seu caráter mudado e ganha um coração transformado cheio de bondade e distribui os presentes a todos que ficam muito felizes. Não se deixe enganar, o diabo faz de tudo para que ele seja interpretado de várias formas diferentes e receba méritos dos quais ele não merece. Na história citada, a felicidade das pessoas estavam centradas em coisas materiais, nos presentes que seriam recebidos, se não houvesse presentes não haveria natal!

Sabemos que nossa felicidade está centrada em Cristo Jesus, que o verdadeiro sentido do natal é o nascimento de Cristo, a maior dádiva de Deus para o homem (Jo 3:16). Será que seguimos o exemplo dos três reis magos que deram preciosos presentes, coisas consideradas da melhor qualidade na época, objetos da alta realeza? A gente costuma apenas pedir, mas o que você tem dado pra Deus por todo estes anos, ou melhor por cada dia de vida que ele te dá mesmo sem você pedir, será que ao menos tem agradecido? O cristianismo tem sido enfraquecido por darmos ouvidos a fábulas e não à palavra que vivifica o espírito, e você tem sido um destes enfraquecidos que acreditam nas mentiras que o diabo cria para destruir sua mente?

O natal deve ser comemorado todos os dias, afinal devemos viver como se Cristo tivesse nascido a cada dia dentro de nós!

Desejo a todos um feliz natal e que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês todos os dias! Quero agradecer a meus leitores americanos que me tem acompanhado, tenho observado o crescente número de pessoas dos Estados Unidos nas estatísticas do blog. Merry Christmas! God bless you, praise the Lord!

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade."(2 Pe 1:16)

2 comentários:

  1. cara esse seu blóg ta da hóra msm que Deus te abensõe estamos esperando vc aki na 1 igreja batista da enseada tabom
    ass jonathan irmãos pela fé senpre abrassos

    ResponderExcluir
  2. Mt bom o texto
    seguindo seu blog e indicando pros amigos
    Deus te abençoe mt

    ResponderExcluir